Cidades

Chuva forte causa pontos de alagamento em Porto Alegre

Choveu 16 milímetros até por volta das 10h, conforme plataforma POA Clima, da Defesa Civil Municipal

Chuva forte causa pontos de alagamento em Porto Alegre nesta segunda
Chuva forte causa pontos de alagamento em Porto Alegre nesta segunda Foto : Camila Cunha

A chuva da manhã desta segunda-feira causou transtornos em Porto Alegre, com pontos de alagamento registrados em locais especialmente da zona Norte. Na avenida Bernardino Silveira Amorim, motoristas precisaram reduzir a velocidade em função do acúmulo de água em frente ao número 1632. Na avenida Assis Brasil, sentido a Cachoeirinha, a água também acumulou, sem prejuízo ao trânsito, mas requerendo atenção por parte dos motoristas. Na rua Edu Chaves, também houve excesso de água devido ao temporal.

Até o momento, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) não informou pontos de congestionamento. Segundo a plataforma POA Clima, mantida pela Defesa Civil Municipal, o volume de água registrado durante todo o dia, até às 9h48min, foi de 16 milímetros na Ilha Grande dos Marinheiros, o maior volume entre todas as estações meteorológicas de Porto Alegre.

O tempo deve permanecer chuvoso nesta segunda e firmar já na terça, porém com declínio acentuado das temperaturas e rajadas de vento. Há um alerta em curso da Defesa Civil Municipal de cor amarela, indicando possibilidade de desmoronamentos pontuais e possíveis quedas de vegetais pelo município.

Conforme a MetSul Meteorologia, a primeira semana de inverno começa com extremos, e não apenas trouxe chuva intensa para o Rio Grande do Sul, a partir do interior, como também trará precipitações para um total de 13 estados. A formação de um ciclone na costa da Argentina e a incursão do ar polar vão trazer as menores temperaturas do ano até agora na região Sul do Brasil.

A instabilidade, que não terá volumes muito elevados na maior parte do Sul, mas pontualmente marcas perto e acima dos 50 milímetros em algumas áreas, é seguida de frio muito intenso e formação de geada em grande número de cidades da região. Na terça-feira, o ciclone se move para o sul, a leste do Uruguai e da Argentina, e irá se intensificar rapidamente, ainda conforme a MetSul, impulsionando ar gelado para o Brasil.

Na segunda metade da semana, um centro de alta pressão atmosférica sobre o Sul do Brasil trará céu aberto, ar seco e ventos frescos, favorecendo o resfriamento à noite. Assim, as madrugadas entre quarta-feira e sábado serão especialmente frias, com temperaturas próximas ou abaixo de zero em muitos municípios. Marcas de -5 a -7 graus são esperadas em locais como os Campos de Cima da Serra, além de regiões de Santa Catarina e Paraná.

Veja Também