Empresas interessadas em conhecer detalhadamente a parceria público-privada (PPP) estruturada para a Usina do Gasômetro participaram na quarta e quinta-feira de reuniões virtuais conduzidas pela Secretaria de Parcerias da Prefeitura de Porto Alegre e a empresa pública São Paulo Parcerias, responsável pela consultoria especializada na elaboração do projeto. A sessão pública de abertura das propostas ocorre no próximo dia 28, às 10 horas, na modalidade online.
Os encontros, na quarta e quinta-feira, foram para o esclarecimento de dúvidas sobre os aspectos técnicos do edital. “O roadshow é uma oportunidade para demonstrar a solidez da modelagem construída pela prefeitura. Chegamos à fase final da PPP com um projeto amadurecido. Quanto maior o interesse e a concorrência na licitação, melhores serão as condições para a futura operação da Usina”, destaca o secretário municipal de Parcerias, Artur Lorentz.
O critério de julgamento será a oferta de maior desconto sobre o valor da contraprestação, limitada a R$ 1,5 milhão por trimestre, totalizando até R$ 6 milhões por ano. De acordo com a Prefeitura, o novo modelo de gestão compartilhada da Usina do Gasômetro preserva o caráter cultural do prédio histórico, que terá cinema, teatro, salas de exposição e dança, restaurante, cafeteria, entre outras atrações.
Permanecem gratuitas a entrada geral no complexo e o acesso a banheiros e terraços. A agenda de eventos contempla mais de cem datas por ano para uso do município. Podem participar do certame empresas interessadas cujo ramo de atividade seja compatível com o objeto da licitação, inclusive por meio da formação de consórcios.