Cidades

Prefeitura lança aplicativo que integra serviços de mobilidade em Porto Alegre

Mobi+ Porto Alegre apresenta alternativas de deslocamento, como ônibus, bicicleta e patinete; aplicativo já pode ser baixado para o celular

Desenvolvido em parceria com as empresas de tecnologia Optai e Instant System, app da Capital gaúcha já está disponível para download
Desenvolvido em parceria com as empresas de tecnologia Optai e Instant System, app da Capital gaúcha já está disponível para download Foto : Alex Rocha / PMPA / CP

A Prefeitura de Porto Alegre apresentou na tarde desta quarta-feira um aplicativo próprio de mobilidade urbana que integra diferentes modalidades de deslocamento. Chamado de Mobi+ Porto Alegre, a ferramenta foi desenvolvida pela Empresa Pública de Tecnologia da Informação e Comunicação de Porto Alegre (Procempa), em parceria com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU) e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

No aplicativo, o usuário poderá conferir as diferentes opções de deslocamento em tempo real, podendo decidir a melhor alternativa de mobilidade entre transporte público e individual, como ônibus, patinetes, táxis, bicicletas compartilhadas e trajetos a pé. O objetivo, de acordo com o titular da SMMU, Adão de Castro Júnior, é facilitar o planejamento de viagens multimodais em Porto Alegre.

“O aplicativo permite que o usuário possa combinar suas viagens, apresentando possibilidades de deslocamento, como ônibus, táxi, bicicleta e patinete. Atualmente, temos muitos aplicativos. O que queremos é transformar essa ferramenta em um grande aplicativo, apresentando todas as possibilidades em um único lugar, permitindo que o usuário possa combinar os tipos de modal para seu deslocamento”, afirmou.

Dentro do aplicativo, é possível consultar quais linhas de ônibus passam em determinada parada, assim como horário no qual o veículo passará no local. Também é possível, nas estações de bicicleta e patinetes, verificar quantas unidades estão disponíveis para locação, assim como a autonomia dos equipamentos elétricos.

No momento, é possível apenas consultar detalhes como a melhor rota para determinado destino, assim como os modais disponíveis para isso. No futuro, a previsão é que seja possível também fazer pagamentos pela ferramenta, principalmente relacionados com o aluguel de bicicletas ou patinetes elétricos.

Castro Júnior também destacou que os dados gerados a partir da utilização do aplicativo pela população também ajudarão no planejamento das futuras ações de mobilidade da Capital. “É um grande ganho que teremos, pois teremos muitas informações sobre preferências de deslocamento. Ele pode se transformar em um grande sistema de planejamento do transporte em Porto Alegre”, completou o secretário.

O aplicativo é baseado no conceito de Mobility as a Service (MaaS). Ele foi desenvolvido também em conjunto com as empresas de tecnologia brasileira Optai e francesa Instant System. A ferramenta já está disponível para download pela população nas principais lojas de aplicativo com o nome “Mobi+ Porto Alegre”.

Veja Também

Tecnologia utilizada nas Olimpíadas de Paris 2024

O Mobi+ Porto Alegre é o primeiro projeto da desenvolvedora francesa na América Latina. O fundador e CEO da Instant System, Yann Hervouet, participou da apresentação do aplicativo nesta quarta-feira. Além de demonstrar o uso da ferramenta gaúcha, ele também apresentou o aplicativo utilizado em Paris, que foi desenvolvido pela empresa.

A tecnologia trazida para Porto Alegre tem a mesma base da ferramenta criada para a capital francesa, que foi amplamente utilizada durante os Jogos Olímpicos de Paris em 2024. Na ocasião, outros dois aplicativos foram desenvolvidos, sendo um para turistas e outro para atletas. “Com essa ferramenta, o celular e o aplicativo se tornam a chave para a mobilidade”, disse Hervouet.

CEO da Instant System, Yann Hervouet, apresentou o app de Porto Alegre e deu detalhes do mecanismo utilizado na ferramenta de Paris | Foto: Alex Rocha / PMPA / CP