Economia

Estado divulgará nova campanha turística de verão durante feira internacional do setor na Argentina

Estratégia da Secretaria Estadual de Turismo (Setur) foi apresentada nesta sexta-feira, em Porto Alegre

Secretária-adjunta Claudia Borges apresentou estratégia do RAs
Secretária-adjunta Claudia Borges apresentou estratégia do RAs Foto : Alina Souza

O governo do Estado vai a Buenos Aires no final deste mês para divulgar as campanhas promocionais para a temporada de verão 2026/2027 no Rio Grande do Sul, e outra específica, intitulada, em espanhol, “Viví el camino! Sienta el sur del Brasil”, além da promoção do RS como sede da Copa do Mundo Feminina do próximo ano.

A presença do Estado ocorre na Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT) 2026, que ocorre na capital da Argentina entre 26 e 29 de setembro. A estratégia foi apresentada na manhã desta sexta-feira, no piquete da Secretaria Estadual de Turismo (Setur) no Acampamento Farroupilha, no Parque Harmonia, em Porto Alegre. A secretária-adjunta de Turismo do Rio Grande do Sul, Claudia Mara Borges, destacou que atualmente, os turistas argentinos não veem mais o Rio Grande do Sul como local de passagem, mas sim de permanência.

Houve lançamento da campanha de verão na Argentina | Foto: Alina Souza

“Só para se ter uma ideia, tivemos um aumento de 167% de visitas de argentinos na Serra, porque eles buscam também bastante entretenimento, não somente as belezas do nosso litoral. Temos conversado também com empreendedores de Porto Alegre para realizar programações a eles, trazer DJs, colocar a bandeira da Argentina, porque eles gostam de ver e serem vistos”, salientou ela. “E é um povo muito igual a nós, por isso precisamos entender este mesmo comportamento para replicar da melhor forma”, acrescentou.

Haverá, segundo Cláudia, ações desde a fronteira, com sinalizações específicas, contato com influenciadores e até adesivagem das aduanas, convidando o turista a conhecer as atrações turísticas do Rio Grande do Sul. O visitante da FIT poderá conhecer também experiências como o balonismo de Torres e o Natal Luz de Gramado.

Em parceria com o Sebrae RS, a programação durante o evento na capital argentina inclui ainda rodadas de negócios entre agências e operadoras turísticas gaúchas e compradores do Mercosul, com a apresentação de pacotes formatados para a nova temporada e oportunidades de comercialização dos destinos do Estado.

Veja Também

Empreendedoras Braskem forma sua quarta turma no RS

O programa é voltado para mulheres que desejam criar ou profissionalizar um pequeno negócio