Economia

Segunda edição do Encontro Sul-Brasileiro do setor automotivo debate sobre avanços na competitividade

Evento segue até esta terça-feira, em Santa Catarina; painéis também destacam uso da IA para eficiência operacional e experiência do cliente

Presidente do Sincodiv-RS, Jefferson Fürstenau, falou sobre o cenário do mercado gaúcho de automóveis zero km no Encontro Sul-Brasileiro do setor
Presidente do Sincodiv-RS, Jefferson Fürstenau, falou sobre o cenário do mercado gaúcho de automóveis zero km no Encontro Sul-Brasileiro do setor Foto : Rodrigo Thiel / Especial / CP

A segunda edição do Encontro Sul-Brasileiro de Distribuição de Veículos Automotores iniciou nesta segunda-feira com destaque para os avanços institucionais e de políticas públicas para fomentar o setor. Promovido em parceria pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) com os sindicatos dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Rio Grande do Sul (Sincodiv-RS) e de Santa Catarina (Sincodiv-SC), o evento segue até esta terça-feira, em Balneário Camboriú.

Durante a reunião entre os representantes dos estados do Sul do Brasil e da federação nacional, foram destacados os avanços registrados nos últimos anos para o setor, principalmente relacionado com incentivos e legislações que promovem eficiência, redução de custo e competitividade para as empresas. De acordo com o presidente da Fenabrave, Arcelio dos Santos Júnior, o setor é responsável por cerca de 5% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, com mais de 300 mil empregos diretos.

Ele ainda apresentou projeções econômicas para o setor automotivo em 2026 e reforçou a importância da articulação para a manutenção da Lei Renato Ferrari, que regulamenta a relação comercial entre concessionárias, distribuidoras e montadoras de veículos. “É por conta dessa legislação que hoje temos um dos mercados mais competitivos do mundo. Trabalhamos muito para que ela fosse mantida, principalmente pela segurança jurídica que ela dá para o setor”, apontou o presidente da Fenabrave.

Ainda no encontro regional, o presidente do Sincodiv-RS, Jefferson Fürstenau, detalhou o cenário do mercado gaúcho de veículos zero quilômetro, principalmente relacionado com os reflexos vividos pelo agronegócio do RS, que impactam na dificuldade para comercialização de itens que atuam no segmento, como caminhões e implementos. Apesar disso, ele destacou que o mercado gaúcho tem registrado aumento na competitividade a partir da implementação de políticas de isenção de tributos e taxas.

Entre elas, Fürstenau citou o fim da vistoria para carros novos e a aprovação recente na Assembleia Legislativa do RS (ALRS) do projeto que prevê o fim do pagamento da taxa de licenciamento. A matéria aguarda sanção do governador Eduardo Leite. Além disso, ele ressaltou o impacto positivo da isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para carros elétricos.

Até o momento, em 2026, foram comercializados 10,5 mil veículos eletrificados, entre elétricos e híbridos, no RS. Em fevereiro deste ano, o BYD Dolphin foi o mais comercializado no Estado, sendo a primeira vez que um automóvel 100% elétrico liderou as vendas. “Somos a vanguarda no segmento de eletrificados no país, justamente por conta da isenção do IPVA para veículos elétricos”, reforçou Fürstenau.

O presidente do Sincodiv-RS ressaltou que uma medida semelhante está sendo buscada pela entidade junto ao poder público para fomentar a venda de motocicletas. Atualmente, o RS está em 19ª no ranking nacional de venda neste segmento. A intenção é buscar a isenção do IPVA para motocicletas de até 200 cilindradas, medida similar às que entraram em funcionamento no Paraná e em Santa Catarina, respectivamente 2º e 11º no ranking.

Ele destacou ainda as ações de capacitação de profissionais do setor feitas pelo sindicato para fomentar as vendas diante deste novo cenário. Fürstenau citou ainda o cenário restritivo para acesso a crédito no país, por conta dos juros altos, como fator que dificulta as vendas no setor e apontou a necessidade da busca de investimentos para o desenvolvimento econômico do RS.

“Precisamos que o Estado se transforme em um polo de inovação e que sejam liberados projetos como o da CMPC em Barra do Ribeiro, que possuem potencial de retomar o desenvolvimento de toda uma região. Temos que aprender a virar esse jogo para o RS, pois estamos vivendo a maior revolução da história do setor automotivo do país”, completou.

Veja Também

IA na eficiência operacional das concessionárias

Ainda pela manhã, o painel "Inteligência Artificial (IA) na distribuição de veículos: da eficiência operacional à experiência do cliente" reforçou o uso da tecnologia por parte das concessionárias. O palestrante, o empresário Evandro Schneider, explicou que os diferentes tipos de tecnologia são essenciais para otimizar processos internos das empresas.

Entre as necessidades de aplicação, ele apontou soluções em Automação Robótica de Processos (RPA) para atuar como "força braçal" de apoio à equipe humana, além do uso de IA para auxiliar na tomada de decisões eficientes. Ele também defendeu a busca por equilíbrio entre pessoas e tecnologia.

"A IA não vai substituir a equipe, mas se somar a ela. É preciso identificar ainda quais ferramentas são importantes para a sua realidade. Também precisamos estar atentos à questão emocional. Atualmente, temos diversas oportunidades de criar conexões com o cliente a partir da experiência. E os processos automatizados por IA justamente liberam os humanos para gerar esse valor emocional", completou.

O tema voltou a ser tratado no Encontro Estadual do Sincodiv-RS, abordado pela psicóloga e coordenadora de Recursos Humanos, Cláudia Sittoni. "A IA está automatizando processos, mas não relacionamentos. A decisão de compras ainda ocorre de forma emocional", disse.

Em seu painel, Cláudia também reforçou a necessidade de treinamentos das equipes comerciais para se adaptarem a essa nova realidade, além de trabalharem temas relacionados com a conexão emocional ao cliente. "O vendedor do futuro deixa de apenas transmitir informações técnicas e passa a ser especialista em relacionamentos com cliente", completou a gestora de RH.

Dados do setor no Sul do País

Segundo a Fenabrave, os três estados do Sul do Brasil possuem, ao todo, 1.962 concessionárias e distribuidoras de veículos, sendo 716 no RS, 639 no Paraná e outras 607 em SC. Até o momento, o Paraná lidera entre os três estados na venda de automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas e implementos.

Acumulado 2026 (até o momento):

  • Automóveis

Paraná - 81.959

Santa Catarina - 40.515

Rio Grande do Sul - 38.170

  • Comerciais Leves

Paraná - 18.908

Santa Catarina - 10.023

Rio Grande do Sul - 9.046

  • Caminhões

Paraná - 4.477

Santa Catarina - 3.108

Rio Grande do Sul - 2.693

  • Ônibus

Paraná - 1.053

Santa Catarina - 408

Rio Grande do Sul - 425

  • Motos

Paraná - 82.712

Santa Catarina - 30.114

Rio Grande do Sul - 15.822

  • Implementos

Paraná - 3.681

Santa Catarina - 3.420

Rio Grande do Sul - 2.180

Empreendedoras Braskem forma sua quarta turma no RS

O programa é voltado para mulheres que desejam criar ou profissionalizar um pequeno negócio