O aumento de matrículas em Educação Especial no país – totalizando 2,5 milhões em 2025 – é celebrado pelo Ministério da Educação (MEC), que aponta 1,2 milhão (45,5%) referente a estudantes autistas. Com o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, em 2 de abril, o fomento a atividades de inclusão é destacado pelo MEC, que reafirma atenção à temática.
Atualmente, a Política Nacional de Educação Especial Inclusiva (Pneei) mobiliza várias ações para enfrentar desafios, acolher e qualificar o ensino a alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), como avanços em: Atendimento Educacional Especializado (AEE); formação continuada de educadores; investimentos em infraestrutura escolar via Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), como Salas de Recursos Multifuncionais; tecnologia assistiva, com recursos específicos; além de legislações e compromissos firmados no setor. Detalhes neste link.
A expansão da Educação Especial foi impulsionada, segundo o MEC, pela maior inclusão em classes regulares nas escolas. Concentra, hoje, em geral, 93,5% das matrículas. E ocorre, principalmente, na rede pública (98,1%).
No caso dos estudantes autistas, essas matrículas avançaram mais que 400%. Subiram, de 246,7 mil (em 2020), para 1,2 milhão (2025). E apenas entre 2024 e 2025, houve acréscimo de 379,7 mil matrículas, crescimento de 41,3%, em um único ano.
Data
O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, instituído pela ONU, visa ampliar o conhecimento sobre o Transtorno (TEA), promover inclusão e combater o estigma e a discriminação. No Brasil, foi data reconhecida pela Lei 13.652/2018, enfatizando a importância de conscientização social, enfrentamento ao capacitismo e garantia de direitos das pessoas autistas e de suas famílias.