Com a pedra fundamental lançada na última semana (no dia 9/3), o novo Campus Gramado do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) deverá finalizar as suas obras em prazo de 30 meses. Porém, prevê antecipar as primeiras atividades. Assim, a nova unidade – a 19ª da rede do IFRS – se organiza para desenvolver trabalhos a partir de abril, em sede provisória.
A novidade foi revelada pelo reitor do Instituto Federal, Júlio Xandro Heck, que está no terceiro mandato consecutivo de sua gestão no IFRS. Segundo o dirigente, a instituição federal se prepara para oferecer a Formação Inicial e Continuada (FIC) de “Cuidador de Idosos”, pelo “Programa Mulheres Mil”, a partir de abril. A possibilidade deve ser viabilizada porque a Prefeitura de Gramado concedeu espaço, para uso parcial, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Mosés Bezzi. O funcionamento seria em sede provisória, até as obras serem concluídas.
A formação, requisitada na cidade, também é demandada do Estado. De acordo com o mais recente Censo do Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE), o RS é o estado com a maior proporção de idosos no Brasil, com 115 idosos para cada 100 crianças. Além disso, o programa permite inclusão educacional, sendo oferecido prioritariamente a mulheres em situação de vulnerabilidade social acima de 18 anos. Para esta formação, serão ofertadas 25 vagas.
O reitor assegura que este será o único curso do 1° semestre de 2026, que servirá também para encaminhar a seleção de professores, por meio de concurso público. E no 2° semestre, o plano é seguir nas dependências da Escola Mosés Bezzi e oferecer mais cursos FIC que atendam a necessidades locais, como hotelaria e turismo. Júlio adianta que um curso de Língua Portuguesa para imigrantes, por exemplo, já está em pauta, visto que a cidade conta com muitos trabalhadores estrangeiros, e o idioma tem se mostrado uma barreira bastante presente.
Cursos Regulares
Assim como no caso dos estudos FIC, geralmente de curta duração, os cursos técnicos e de graduação também serão selecionados criteriosamente. O reitor revela que o único curso regular já confirmado é o Técnico de Administração, também de necessidade local, e com previsão de ser realizado em agosto.
Para definir os outros cursos, o IFRS fará escutas em setores do comércio e junto à população da cidade, por meio de levantamentos e audiências públicas. Uma pesquisa on-line foi disponibilizada pelo Instituto para servir de consulta, com acesso neste link. E cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, especializações e mestrados são projeções futuras.
Localização
O novo campus que funcionará em Gramado, assim como a Escola, fica localizado no bairro Várzea Grande e, de acordo com o reitor, este endereço não é por acaso. “É o bairro mais populoso da cidade. Uma região de moradia, e não a parte turística que todos remetem à cidade”, explica Júlio.
O terreno doado pela prefeitura precisou de alguns ajustes, para que as obras pudessem ser feitas e iniciadas. Mas os problemas já foram solucionados pelo Executivo municipal. “Foram feitas remoção de vegetação, terraplenagem e acesso ao local. Em paralelo, foi aberto o processo licitatório”, detalhou Júlio.
Até a semana passada, existia limitação de água e luz a serem fornecidas no local, impedindo o começo da construção. Entretanto, essa questão já foi superada, e o canteiro de obras foi instalado pela construtora.
O Campus Gramado envolverá, em arquitetura, investimento total de R$ 16 milhões e as obras se dividirão em cinco espaços diferentes. Após as obras estruturais, serão ainda destinados mais R$ 10 milhões para a compra de mobiliários e equipamentos, conforme Heck.
Estrutura
As construções do novo Campus Gramado, que somarão uma área de 5,5 mil m2, vão dispor de:
- Um bloco com três pavimentos, destinados a abrigar salas de aula, laboratórios, biblioteca, espaços de convivência e infraestrutura de apoio.
- Uma quadra poliesportiva.
- Um bloco apresentando banheiros e vestiários.
- Pórtico de entrada.
- Uma subestação de energia elétrica.
- Mais informações e dados em ifrs.edu.br/gramado.
Perspectiva
O reitor também não descarta uma possível expansão do Instituto para breve. Apesar de não haver nenhuma proposta em andamento, Júlio observa um movimento muito forte da classe política para que seja construído um campus em Torres, no Litoral Norte gaúcho. Conforme o reitor, esta possibilidade caberia, exclusivamente, ao Executivo federal. Mas garantiu que receberia esta oportunidade “com grande alegria”.
Impacto
Apesar de ter a pedra fundamental descerrada há menos de uma semana, o entusiasmo para colocar em funcionamento o primeiro Instituto de Ensino Superior público no município já toma conta da cidade. No lançamento, o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, destacou que “talvez a gente ainda não tenha a dimensão de todos os benefícios que a região terá quando o campus estiver totalmente funcionando. Mas, com certeza, teremos uma sociedade mais preparada”, concluiu Tissot.
*Sob supervisão de Maria José Vasconcelos