Ensino

Pacote de ações combate a violência contra a mulher

Mobilização envolve escolas e universidades, além de ampliação do ‘Mulheres Mil’

Os ministros da Educação, Camilo Santana, e das Mulheres, Márcia Lopes, comandaram o evento
Os ministros da Educação, Camilo Santana, e das Mulheres, Márcia Lopes, comandaram o evento Foto : Bruna Araújo / MEC / CP

Um pacote de ações de combate à violência contra meninas e mulheres em ambientes educacionais, da Educação Básica à pós-graduação, foi lançado pelos ministérios da Educação (MEC) e das Mulheres, nesta semana (25/3), na Universidade de Brasília (UnB). A política integra o Pacto Nacional Brasil contra o Feminicídio, lançado em fevereiro pelo governo federal, Congresso Nacional e Poder Judiciário.

No ato, com participação dos ministros da Educação, Camilo Santana, e das Mulheres, Márcia Lopes, foi firmado o “Protocolo de Intenções para Prevenção, Acolhimento e Enfrentamento da Violência contra as Mulheres nas Instituições Públicas de Ensino Superior e na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica”.

O documento foi assinado por entidades educacionais, como Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruen), Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Para o programa “Mulheres Mil”, de qualificação profissional a mulheres em situação vulnerável, foram ampliadas as vagas previstas, a partir de um acordo de cooperação técnica com as instituições. Um documentário sobre esse trabalho está disponível no Youtube.

Ação na Escola

Os ministérios ainda assinaram a portaria de regulamentação da “Lei Maria da Penha Vai à Escola” (n° 14.164/2021), para incluir conteúdo sobre prevenção a todas as formas de violência contra crianças, adolescentes e mulheres nos currículos da Educação Básica. E prevê material didático adequado a cada nível de ensino, relativo aos direitos humanos e prevenção da violência contra a mulher.

O evento de lançamento das ações teve presença gaúcha. Dentre as lideranças do ensino estavam a reitora da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Suzane Gonçalves; o reitor Edward Pessano e a vice-reitora Francéli Brizolla, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa); e a pró-reitora de Ensino do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), Patrícia Donicht.

Objetivos

O Protocolo de Intenções de apoio à mulher nas instituições públicas de Ensino no país busca,

entre outras ações:

  • Prevenir situações de assédio, discriminação, abuso ou violência contra mulheres.
  • Acolher mulheres em situação de violência nas instituições de ensino.
  • Coibir práticas discriminatórias e encaminhar casos às autoridades competentes.
  • Implementar núcleos de acolhimento nas instituições.
  • Mais informes neste link.