Mundo

Vice-presidente dos EUA diz esperar resultado positivo nas negociações com o Irã

JD Vance seguiu viagem para o Paquistão

JD Vance irá liderar comitiva dos Estados Unidos em Islamabad
JD Vance irá liderar comitiva dos Estados Unidos em Islamabad Foto : Jacquelyn Martin / AFP

O vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, disse nesta sexta-feira (10) que espera um resultado "positivo" ao partir de Washington para as negociações de paz com o Irã, que acontecem no Paquistão.

"Vamos tentar manter uma negociação positiva", disse ele a repórteres antes da decolagem da Base Conjunta Andrews. "Se os iranianos estiverem dispostos a negociar de boa-fé, certamente estaremos dispostos a estender a mão. Se eles tentarem nos enganar, verão que a equipe de negociação não é tão receptiva", alertou.

Washington e Teerã estabeleceram um cessar-fogo de duas semanas após mais de cinco semanas de guerra. No entanto, eles mantêm posições muito diferentes em suas declarações públicas sobre os objetivos das negociações de paz, nas quais Vance liderará a delegação americana.

Os principais pontos de discórdia incluem o controle de fato do Irã sobre o estratégico Estreito de Ormuz, as exigências dos EUA para que o Irã renuncie ao seu estoque de urânio altamente enriquecido e o objetivo do Irã de impedir novos ataques dos EUA e de Israel.

Veja Também

A cidade fantasma

O Paquistão se prepara para receber delegações do Irã e dos Estados Unidos nesta sexta-feira (10) para negociações que agora estão em risco devido aos ataques israelenses ao Líbano, que deixaram mais de 300 mortos na quarta-feira e ameaçam o cessar-fogo.

Aguardando a chegada dos negociadores, Islamabad se transformou em uma cidade fantasma sob forte esquema de segurança. As autoridades decretaram feriados na quinta e sexta-feira, e os hotéis de luxo que hospedarão as delegações evacuaram seus hóspedes habituais.

Segundo a Casa Branca, as reuniões acontecerão no sábado e contarão também com a presença do enviado especial Steve Witkoff e de Jared Kushner, genro de Donald Trump.

Segundo a NBC News, o presidente americano está "muito otimista" quanto à possibilidade de se chegar a um acordo.

Do lado iraniano, há mais incógnitas. O embaixador de Teerã no Paquistão anunciou na rede X que a delegação iraniana chegaria na noite de quinta-feira, mas depois apagou a mensagem.

Nesta sexta-feira, a agência de notícias iraniana Tasnim, citando uma fonte anônima, afirmou que "enquanto os Estados Unidos não respeitarem seu compromisso com o cessar-fogo no Líbano e o regime sionista continuar seus ataques, as negociações estão suspensas".

Mesmo que eventualmente se sentem à mesa de negociações, posições opostas em questões-chave dificultam um acordo.