O governador Eduardo Leite (PSD) dominou a coletiva de imprensa realizada após a primeira reunião de transição entre ele e o governador eleito, Luciano Zucco (PL), na manhã desta sexta-feira, 9, no Palácio Piratini. Foi ele quem conduziu a coletiva e tomou a dianteira para responder aos questionamentos, enquanto Zucco optou por intervenções mais rápidas e genéricas.
Em diferentes momentos, durante o evento, o governador atual deu destaque para sua satisfação em conduzir o processo de transição assinalou o quanto ele é “democrático e transparente”. “A democracia é isso. Impõe a todos nós esse sentimento de responsabilidade mútua, respeito à decisão das urnas e atendimento às necessidades da nossa população. Estou realmente confiante de que faremos um processo exemplar.”
Leite adiantou que convidou Zucco para acompanhá-lo na 31ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP31, que ocorrerá em novembro, na Turquia. Descreveu a relação com o sucessor como de “amizade cívica”, e disse que também já convidou o eleito e a família para um jantar no Piratini. Ao final, fez um agradecimento ao vice-governador Gabriel Souza (MDB). “Homem público da melhor qualidade que é, ciente da sua responsabilidade, não deixa de estar aqui como vice-governador, e acompanhando todo esse processo.” Ao lado de leite, Gabriel, que disputou a eleição e foi derrotado por Zucco, sorriu e permaneceu em silêncio.
