Eleições

Eleições: São Paulo registra 45 irregularidades e 15 prisões

Em Santo Amaro, três pessoas são presas e encaminhadas ao 43º Distrito Policial

São Paulo tem ocorrências envolvendo irregularidades nas eleições
São Paulo tem ocorrências envolvendo irregularidades nas eleições Foto : Valter Campanato / Agência Brasil

Nas primeiras horas do primeiro turno das eleições, autoridades policiais registraram 45 ocorrências e detiveram 15 pessoas em todo o estado de São Paulo. O boletim divulgado também informa casos de boca de urna, que fica configurada quando há manifestações coletivas e sonoras, na capital e no interior.

No distrito de Santo Amaro, zona sul da capital, policiais militares atenderam um chamado para apurar uma possível ocorrência de boca de urna em via pública. Conforme determina a legislação eleitoral, não são permitidas nos dias de votação aglomerações de pessoas com roupas e artigos de propaganda política, o que foi confirmado ao chegarem ao endereço. Ao todo, três pessoas são presas e encaminhadas ao 43º Distrito Policial.

Ainda segundo a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP), em Mogi Mirim, a Polícia Militar também foi acionada após receber uma denúncia de boca de urna nas proximidades da Escola Técnica Estadual (ETEC) Pedro Ferreira Alves, localizada na Rua Ariovaldo Silveira Franco. Foi formalizada uma ocorrência junto ao Centro de Polícia Judiciária (CPJ) do município.

Veja Também

Esquema de segurança especial para eleitores

Somente no território paulista, são 34,1 milhões os eleitores aptos a participar do pleito, em mais de 11 mil locais de votação, o que exige um esquema especial de segurança. Em nota, a SSP destaca que mantém equipes de policiamento ostensivo e preventivo próximas aos locais, desde as 6h deste domingo (4).

Os agentes já foram escalados nos dias anteriores, para suprir demandas relacionadas à logística das urnas eletrônicas. Após o prazo para o eleitorado votar, que se encerra às 17h, permanecerão em atividade, para garantir novamente a segurança no transporte dos equipamentos.

"A Polícia Civil também atua com reforço dos plantões policiais em todo o estado, além de equipes especializadas de prontidão para o atendimento, o registro e a apuração de eventuais ocorrências. O acompanhamento da operação é realizado em tempo real pela Sala de Gerenciamento de Incidentes (SGI), instalada no Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), em alinhamento com o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), da SSP. O Centro de Comunicações e Operações da Polícia Civil (Cepol) também monitora os registros para agilizar os encaminhamentos necessários", completa a pasta no comunicado.

FAQ - Eleições

Tire todas as suas dúvidas sobre o processo eleitoral.

Especial Eleições

Simulador de urna eletrônica