Os eleitores gaúchos definiram neste domingo (4) os 31 deputados federais que vão representar o Rio Grande do Sul na Câmara a partir de 2027. Ex-senador, Sergio Zambiasi (Podemos) retorna ao Congresso, agora como deputado.
➡️ Confira a lista dos candidatos eleitos a deputado federal no Rio Grande do Sul
Quem é Sergio Zambiasi
Sergio Zambiasi, do Podemos, foi eleito deputado federal com 44.929 votos, 0,74% dos válidos, e estreia na Câmara depois de quatro mandatos na Assembleia Legislativa e oito anos no Senado. Porto Alegre garantiu a maior parcela do resultado, com 13.936 votos, 31% do total.
Natural de Encantado, Zambiasi tem 77 anos e fez carreira como radialista antes de entrar na política. Elegeu-se deputado estadual em 1986 e permaneceu na Assembleia por quatro mandatos consecutivos, até 2003. No mesmo ano, assumiu uma cadeira no Senado, onde ficou até 2011. Depois de um longo período afastado da política, filiou-se ao Podemos em 2024 e, na primeira eleição pela nova sigla, garantiu a volta a Brasília.
A votação se concentra na Capital e na Região Metropolitana. Depois de Porto Alegre, aparecem Viamão (3.260), Gravataí (3.157), Canoas (2.885) e Alvorada (2.416).
Os deputados federais eleitos tomam posse em 1º de fevereiro de 2027, quando começa a nova legislatura da Câmara. O mandato vai até 31 de janeiro de 2031.
