Eleições

Pesquisa RealTime mostra cenário da corrida pelo Senado no RS

Van Hattem (Novo) aparece na frente, com 22% das intenções de voto, seguido por Manuela d'Ávila (PSol) e Ubiratan Sanderson (PL)

Nas eleições para o Senado em 2026, os eleitores poderão escolher dois candidatos
Nas eleições para o Senado em 2026, os eleitores poderão escolher dois candidatos Foto : Leandro Maciel

A pesquisa eleitoral, divulgada nesta quinta-feira (10), pelo instituto Real Time Big Data sobre as intenções de voto para o Senado no Rio Grande do Sul mostra Marcel Van Hattem (Novo) na liderança, com 22%. Segundo informações do R7, aparecem, em seguida, Manuela d'Ávila (PSol) e Ubiratan Sanderson (PL), com 18% cada. Pimenta (PT) tem 16%, enquanto Rigotto (MDB) soma 14%.

Os números são referentes ao cenário consolidado de primeiro e segundo votos, reduzidos para 100%. Nas eleições para o Senado em 2026, os eleitores poderão escolher dois candidatos para preencher as duas vagas em disputa no Estado.

Confira o resultado:

  • Marcel Van Hattem (Novo): 22%
  • Manuela D'Ávila (PSOL): 18%
  • Sanderson (PL): 18%
  • Pimenta (PT): 16%
  • Rigotto (MDB): 14%
  • Frederico Antunes (PSD): 5%
  • Luciano do MLB (UP): 1%
  • Milton Cardoso (PSDB): 1%
  • Nulo/Branco: 3%
  • Não sabe/Não respondeu (NS/NR): 2%

Veja Também

Metodologia

A pesquisa foi feita entre os dias 5 e 9 de setembro de 2026, com entrevistas de 1.600 eleitores do Rio Grande do Sul. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número RS-05497/2026.

FAQ - Eleições

Tire todas as suas dúvidas sobre o processo eleitoral.

Especial Eleições

Simulador de urna eletrônica