Eleições

Pimenta apresenta chapa para o senado com Tamyres e Vieira

Evento ocorreu na sede do PDT de Porto Alegre

Vieira da Cunha, Tamyres Filgueira e Paulo Pimenta durante evento de apresentação da chapa ao senado
Vieira da Cunha, Tamyres Filgueira e Paulo Pimenta durante evento de apresentação da chapa ao senado Foto : Fabiano do Amaral

Faltando uma semana para o período de convenções partidária, a aliança PDT e PT apresentou a chapa completa de pré-candidatos ao senado. Titular da campanha, o deputado federal Paulo Pimenta (PT) terá como suplentes a servidora pública Tamyres Filgueira (PT) e o ex-procurador de justiça do RS e ex-deputado federal Vieira da Cunha (PDT).

Os nomes foram confirmados pelo diretório estadual no final de junho e apresentados em evento com os filiados na noite desta segunda-feira (13), na sede do PDT em Porto Alegre.

Pimenta vê que o cenário é promissor, além de reforçar a possibilidade de eleger duas chapas de esquerda para representar os gaúchos no senado. O pré-candidato titular da chapa também elogiou a postura de Juliana Brizola (PDT) e Edegar Pretto (PT) durante a construção da aliança para eleição ao Piratini.

Durante o evento de anúncio, Vieira da Cunha exaltou o movimento de reaproximação entre os partidos e a importância da aliança formada entre PT e PDT para a disputa do governo do Estado e do Senado. Tamyres Filgueira também reforçou a união como elemento central para a ala da esquerda nesta eleição, além de contar um pouco da própria trajetória política.

O evento também contou com a presença de Manuela D’ávila (Psol), Juliana Brizola, Edegar Pretto, os ex-governadores Olívio Dutra e Tarso Genro, o presidente do PDT/RS Romildo Bolzan, além de outros parlamentares e pré-candidatos dos partidos que compõem a aliança (Psol, PT, PDT, PSB, PV e Rede).

Quem compõe a chapa junto com Pimenta

Com longa trajetória no funcionalismo público, Carlos Eduardo Vieira da Cunha é advogado e atuou como procurador de justiça no Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) até janeiro de 2026. Vieira da Cunha é filiado ao PDT desde 1981, tendo cumprido mandato como vereador (1987-1990), deputado estadual (1995-2008) e deputado federal (2009-2015). O pedetista é o primeiro suplente de Pimenta.

Servidora pública na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Tamyres Filgueira é segunda suplente da chapa de Paulo Pimenta. Filha de pai paraibano e de mãe gaúcha, Tamyres já trabalhou em chão de fábrica, atuou como coordenadora-geral do Sindicato dos Técnico-administrativos em Educação da UFRGS, UFCSPA e IFRS (Assufrgs) e coordenadora-adjunta do Núcleo de Estudos Africanos, Afro-brasileiros e Indígenas da Ufrgs (Neabi Ufrgs). Em 2024, concorreu como vice-prefeita de Porto Alegre pela chapa com Maria do Rosário (PT).

FAQ - Eleições

Tire todas as suas dúvidas sobre o processo eleitoral.

Especial Eleições

Simulador de urna eletrônica