Eleições

‘República em Disputa’: jogo simula a corrida presidencial e viraliza nas redes sociais

Site simula estratégias políticas, além de permitir a criação de um candidato próprio

O jogon possibilita que o usuário crie seu próprio candidato
O jogon possibilita que o usuário crie seu próprio candidato Foto : Reprodução / CP

Criado por João Vitor Bachini, um jovem consultor de vendas paranaense, o jogo “República em Disputa” é um simulador de estratégia eleitoral, inspirado no cenário político brasileiro de 2026. O game está disponível para ser jogado direto no navegador, sem necessidade de download, dividindo a corrida eleitoral nas 27 unidades da federação, contando com elementos famosos das campanhas, como debates, estados-pivô e até o mesmo acirramento na reta final.

O jogo se divide em turnos, que seriam o equivalente a uma semana de campanha, impondo que o usuário construa uma estratégia para crescer nas pesquisas. O jogador (ou candidato) se move através do mapa do Brasil e precisa tomar decisões usuais da disputa, como onde aplicar as verbas, que atitudes tomar em debates, em quais estados focar as agendas durante a campanha, entre outras decisões.

Da mesma forma que o candidato escolhido, os adversários também se movimentam pelo mapa e vão avançando ou retorcendo na campanha, na tentativa de vencer a eleição majoritária.

Escolha ou crie seu candidato

Antes de começar a disputa, o usuário precisa fazer duas definições: a quantidade de turnos e quem será o candidato. É possível selecionar nomes existentes na disputa presidencial deste ano, com pautas e parâmetros de forças e fraquezas já construídas, ou criando um candidato.

Nessa segunda opção, será necessário definir nome, nome de urna, partido, posicionamento no espectro político, tom do discurso, base inicial, reconhecimento de partida, região onde o terá mais força e a cor adotada na campanha.

O painel da jogo apresenta a verba, energia, reputação e cabos eleitorais, impondo escolhas entre agenda de rua, rádio ou estrutura partidária. Antes de iniciar, o usuário é obrigado a definir algumas estratégias, como, por exemplo, o meio onde vai investir na campanha (corpo a corpo ou internet).

Os recursos são limitados por turno, que equivale a uma semana na corrida eleitoral, com cinco escolhas em cada período. A plataforma sinaliza como está o andamento da campanha, indicando como está a receptividade do eleitorado naquele momento da disputa.

A versão atual do site abre com um aviso importante aos usuários, reforçando que o projeto é uma obra fictícia, satírica e de paródia. O aviso salienta também que o jogo é uma simulação estratégica, sem compromisso jornalístico, informativo ou eleitoral, apontando que os Nomes e referências reais aparecem apenas dentro dessa proposta humorística e ficcional.

FAQ - Eleições

Tire todas as suas dúvidas sobre o processo eleitoral.

Especial Eleições

Simulador de urna eletrônica