Com sete candidatos confirmados, a disputa pelo governo de São Paulo é marcada pela polarização nacional e presença de nomes com extenso histórico na política brasileira. O cenário deve se replicar na corrida pelo Senado Federal, que conta com quinze postulantes.
No confronto pelo Executivo paulista, estão: Carlos Machado (PCB); Fernando Haddad (PT); Izadora Dias (PCO); Policial Edjane (Agir); Tarcísio de Freitas (Republicanos); Vera Lúcia (PSTU); e Vivian Mendes (UP).
Após uma onda de especulações sobre uma possível candidatura a presidência da República, o atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) tenta a reeleição e conta com apoio de Flávio Bolsonaro (PL).
O carioca Tarcísio repete a chapa na disputa pelo comando do Executivo, com o atual vice-governador de São Paulo, Felicio Ramuth (MDB) como candidato à reeleição. O grupo à direita terá o deputado estadual André do Prado (PL) e o policial militar Guilherme Derrite (PP), que deixou a Câmara dos Deputados para assumir a Secretaria de Segurança Pública em 2023, como postulantes ao Senado.
A chapa é encabeçada pela coligação "Coragem Para Seguir Avançando”, que une Federação União Progressista, PL, MDB, Democrata, PSD, Federação Renovação Solidária (PRD e Solidariedade) e Avante.
Na outra ponta, está o ex-ministro da Fazenda e da Educação e ex-prefeito da capital paulista Fernando Haddad (PT), que é o candidato defendido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa.
Haddad, por sua vez, concorre ao lado de um time de ex-ministros do governo Lula. O candidato a vice-governador é Márcio França (PSB), que tem passagem pelos Ministérios do Empreendedorismo e de Portos. A ex-ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, a acreane Marina Silva (Rede), e a ex-ministra do Planejamento e Orçamento, e a sul-mato-grossense Simone Tebet (PSB), são candidatas ao Senado Federal.
Juntos, eles integram a coligação “Desperta São Paulo”, composta pelo PDT, PSB, Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV) e Federação PSol-Rede.
Pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB), Carlos Machado concorre ao governo do Estado, ao lado do colega de sigla Felipe Queiroz. Para a casa legislativa, o partido aposta em Petter Maahs (PCB).
Izadora Dias concorre ao governo pelo Partido da Causa Operária (PCO). Nivaldo Orlandi (PCO) é o candidato a vice, e Ednelson Cesaretti (PCO) tenta uma vaga como senador.
Pelo Agir, Policial Edjane disputa o comando paulista, ao lado de Renata Bolsonaro (Agir). Apesar da semelhança do sobrenome, a candidata não é parente do ex-presidente Jair Bolsonaro. William Teixeira (Agir) é a aposta da sigla para o Senado.
O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) lança Vera Lúcia ao governo do Estado. Ela concorre ao lado de Renata França (PSTU). Dra. Eliana Ferreira (PSTU) e Weller Gonçalves (PSTU) são os candidatos ao Senado.
Vivian Mendes é a candidata ao comando do Executivo pela Unidade Popular (UP). Após a renúncia de Marcelo Pereira (UP), a chapa terá Cris Damasio (UP) como candidata à vice-governadora. Maíra de Souza (UP) e Marcio Alves (UP) são os postulantes à Câmara Alta.
Na disputa pelas duas cadeiras no Senado Federal, estão ainda Geraldo Rufino (Pode), Guto Schiavetto (Missão), Ricardo Salles (Novo) e Soninha Francine (Federaçao PSDB Cidadania).
- Nova ferramenta do Correio do Povo facilita acesso aos dados das candidaturas
- Perfis, promessas e agenda dos candidatos ao governo do RS: Conheça o Palanque do Correio do Povo
Confira as chapas e seus candidatos:
Desperta São Paulo (PDT, PSB, PT, PCdoB, PV, PSol e Rede Sustentabilidade)
- Candidato ao governo de SP: Fernando Haddad (PT);
- Vice: Márcio França (PSB);
- Senado: Marina Silva (Rede) e Simone Tebet (PSB).
Coragem Para Seguir Avançando (União Brasil, Progressistas, PL, MDB, Democrata, PSD, PRD, Solidariedade e Avante)
- Candidato ao governo de SP: Tarcísio de Freitas (Republicanos);
- Vice: Felicio Ramuth (MDB);
- Senado: André do Prado (PL) e Guilherme Derrite (PP).
Partido Comunista Brasileiro (PCB)
- Candidato ao governo de SP: Carlos Machado;
- Vice: Felipe Queiroz;
- Senado: Petter Maahs.
Partido da Causa Operária (PCO)
- Candidato ao governo de SP: Izadora Dias;
- Vice: Nivaldo Orlandi;
- Senado: Ednelson Cesaretti.
Agir
- Candidato ao governo de SP: Policial Edjane;
- Vice: Renata Bolsonaro;
- Senado: William Teixeira.
Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU)
- Candidato ao governo de SP: Vera Lúcia;
- Vice: Renata França;
- Senado: Dra. Eliana Ferreira e Weller Gonçalves.
Unidade Popular (UP)
- Candidato ao governo de SP: Vivian Mendes;
- Vice: Cris Damasio;
- Senado: Maíra de Souza e Marcio Alves.
Para o Senado Federal, concorrem individualmente: Geraldo Rufino (Pode), Guto Schiavetto (Missão), Ricardo Salles (Novo) e Soninha Francine (Federaçao PSDB Cidadania).
*Supervisão do jornalista Thiago Padilha
