Saúde

Clínicas realiza 555 transplantes em 2025 e bate o próprio recorde após 13 anos

A marca anterior era de 505 transplantes em 2012

Em 2025 foram realizados 555 procedimentos no Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Em 2025 foram realizados 555 procedimentos no Hospital de Clínicas de Porto Alegre Foto : Hospital de Clínicas / CP

Depois de 13 anos, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) voltou a quebrar seu recorde anual de transplantes. Em 2025 foram realizados 555 procedimentos, superando a marca anterior de 505, registrada em 2012. O novo resultado foi impulsionado principalmente pela expansão dos transplantes de córnea, fígado e rim.

O Clínicas vem ampliando e qualificando de forma contínua seus serviços na área, o que contribuiu para um crescimento de 14% em relação ao ano anterior. Para o chefe do Serviço de Transplantes, professor Roberto Manfro, o marco é expressivo, mas também destaca a importância da doação de órgãos. “O Clínicas atingiu um patamar significativo nos transplantes, contribuindo no atendimento de uma grande necessidade da sociedade, e isso salva e melhora a qualidade de vida das pessoas”, destacou.

Espera

Atualmente, mais de 2 mil pessoas aguardam por um transplante no Rio Grande do Sul. Considerando os principais órgãos e tecidos analisados, o Hospital de Clínicas foi responsável por aproximadamente 27% dos procedimentos realizados no Estado em 2025, evidenciando seu impacto na rede de transplantes.

Cada transplante representa uma nova chance de vida e impacta positivamente não apenas os pacientes, mas também nas suas famílias e na sociedade como um todo. O primeiro passo é simples: conversar com a família e manifestar o desejo de doar órgãos.

Veja Também