Saúde

IA na medicina será tema de Summit Talks promovido pelo Correio do Povo

Evento ocorre no dia 19 de agosto e está com inscrições abertas

Evento vai ocorrer dia 19 de agosto
Evento vai ocorrer dia 19 de agosto Foto : Divulgação / CP

Já estão abertas as inscrições para o Summit Talks: IA na Medicina, evento que vai reunir alguns dos principais especialistas do Rio Grande do Sul para debater os desafios, oportunidades e impactos da Inteligência Artificial na prática médica. O encontro terá entrada gratuita e será realizado na quarta-feira, 19 de agosto, no Campus II da Feevale, em Novo Hamburgo. A iniciativa é do Correio do Povo em parceria com o Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (CREMERS), Universidade Feevale, da Unimed Vale do Sinos e da Unicred.

O evento reunirá médicos, pesquisadores, gestores, professores e especialistas para discutir como as novas tecnologias estão transformando a prática médica, o ensino e a regulação da saúde. A programação inclui três painéis dedicados aos principais desafios e oportunidades da IA na medicina. Os debates abordarão desde a incorporação de ferramentas de inteligência artificial na rotina clínica até os impactos na formação de novos profissionais e as questões éticas e jurídicas relacionadas ao uso da tecnologia.

O Summit Talks tem como público-alvo médicos, profissionais da saúde, gestores hospitalares, pesquisadores, docentes, acadêmicos de medicina e áreas relacionadas, além de profissionais de tecnologia e inovação interessados nos impactos da Inteligência Artificial no setor. A proposta é promover a atualização profissional, estimular a troca de experiências e discutir as perspectivas para o futuro da medicina diante do avanço das tecnologias digitais.

As inscrições gratuitas podem ser feitas na plataforma Sympla.

Confira a programação completa:

13h | Recepção e credenciamento

PAINEL 1 | 13h30min às 14h30min

Devolvendo o Médico ao Paciente: Como a IA Pode Eliminar a Fricção da Saúde

Moderador - Dr. Eduardo Neubarth Trindade

Vice-presidente do CREMERS, professor da UFRGS e cirurgião do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e do Hospital Moinhos de Vento.

Palestrantes

• Dr. Thiago José Dal Bosco – Especialista em Medicina do Trabalho, conselheiro do CREMERS e especialista sênior em saúde corporativa e tecnologia.

• Dr. Vinicius Lain – Cirurgião vascular, professor da UCS, conselheiro do CREMERS, diretor de Tecnologia da Unimed Serra Gaúcha e fundador da Nosia.

• Dr. Felipe Cabral – Gerente médico de Saúde Digital do Hospital Moinhos de Vento e referência nacional em Inteligência Artificial aplicada à saúde.

-------------

PAINEL 2 | 14h30min às 15h30min

A Nova Grade Curricular: Formando o Médico da Era Digital

Moderador - Claudio Kolling

Biomédico, doutor em Fisiologia, professor da Universidade Feevale e integrante do Grupo de Trabalho em Inteligência Artificial na área da Educação.

Palestrantes

• Dr. Damásio Macedo Trindade – Coordenador Médico de Governança Clínica, Ensino e Pesquisa da Unimed Vale do Sinos.

• Dr. Leandro Pretto Orlandini – Professor e coordenador do curso de Medicina da Universidade Feevale, especialista em Cirurgia Torácica e mestre em Virologia.

--------------------

15h30min às 16h

Coffee Break & Networking

------------------

PAINEL 3 | 16h às 17h

Bioética, Responsabilidade Civil e Regulação da IA Médica

Moderador - Dr. Paulo Rech

Médico ginecologista e obstetra, vice-presidente do Conselho de Administração da Unicred Eleva e referência em cooperativismo médico.

Palestrantes

• Dr. Rodrigo Azevedo – Sócio do Silveiro Advogados e especialista em Direito Digital, Proteção de Dados e Propriedade Intelectual.

• Dr. Maurício Brum Esteves – Sócio do Silveiro Advogados e especialista em LGPD, Direito Digital e Propriedade Intelectual.

• Dr. André Ricardo Stüker – Anestesiologista, especialista em Dor, Medicina Paliativa e Direito Médico, professor da Universidade Feevale e gestor em governança clínica.

• Dr. Vinicius Lain – Cirurgião vascular, professor da UCS, conselheiro do CREMERS, diretor de Tecnologia da Unimed Serra Gaúcha e fundador da Nosia.

Veja Também