Saúde

Vacinação contra a gripe começa neste sábado

Imunização se inicia nas Regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil

Imunização começa em meio ao avanço das tendências de SRAG de longo e curto prazo em todo o País
Imunização começa em meio ao avanço das tendências de SRAG de longo e curto prazo em todo o País Foto : Guilherme Almeida / CP Memória

A campanha de vacinação contra o influenza, vírus causador da gripe, começa neste sábado nas Regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil. O vírus é uma das causas de síndrome respiratória aguda grave (SRAG), podendo levar à hospitalização, à necessidade de UTI e à morte.

A imunização começa em meio ao avanço das tendências de SRAG de longo e curto prazo em todo o País, com 22 Estados em alerta, risco ou alto risco, segundo o boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), de anteontem. O crescimento é impulsionado pela alta na circulação do influenza A, do rinovírus e do vírus sincicial respiratório (VSR).

Veja Também

Até 14 de março, o País registrou 14,3 mil notificações de SRAG e 840 mortes. O influenza foi responsável por 28,1% dos casos graves identificados. A vacina influenza trivalente é oferecida gratuitamente no SUS e é indicada, prioritariamente, para crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses, idosos e gestantes.