Editorial

A adoção da prática desportiva como meio para uma vida saudável

Exercitar-se, felizmente, passou a ser algo relevante para milhares de pessoas.

Já está bem assentada, entre nós, a ideia de que os exercícios físicos são decisivos para uma vida saudável e para o aumento da expectativa de vida. Tais atividades, somadas a uma boa alimentação, às vacinas e à abstenção do uso de substâncias danosas, como álcool e tabaco, ajudam a configurar um estilo de viver que prioriza a saúde e o bem-estar físico e psicológico. O resultado disso é um corpo são em mente sã, dando efetividade a este dístico que vem desde os tempos do império romano como um preceito orientador de um cotidiano feliz e promissor.

Cotidianamente, exercitar-se, felizmente, passou a ser algo relevante para milhares de pessoas. Um exemplo disso está na recente denominação que recebeu Porto Alegre de Capital da Corrida de Rua, proposta pelos vereadores Marcos Felipi e Gilson Padeiro, aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Sebastião Melo. Tornou-se bastante comum na paisagem urbana centenas de pessoas fazendo suas corridas ou participando de provas bastante tradicionais, como é o caso das provas conhecidas como POA Night Run, Corrida da Saúde, Chimarun e Corrida de Aniversário de Porto Alegre, com distâncias que medem entre 3 km a 15 km. Para se ter uma ideia, há um calendário em que constam aproximadamente 70 corridas nas vias porto-alegrenses, um número significativo. A par desse tipo de esporte, bastante acessível, Porto Alegre oferece outras modalidades, que podem ser praticadas ao ar livre, em equipamentos públicos ou em clubes da cidade, como o remo, o judô, o vôlei, a ginástica, o basquete, o ciclismo e tantos outros. Existem opções para todos os tipos de gosto e de preferência, num verdadeiro mutirão contra o sedentarismo. Vale registrar também que muitos municípios do Interior, como Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Pelotas e Santa Maria, também incentivam seus munícipes a movimentar-se em busca de um maior equilíbrio físico e psicológico.

A realidade de se atingir cada vez mais faixas etárias antes impensáveis traz a demanda por vivenciar esse incremento com um mínimo de qualidade no dia a dia. Para isso, as atividades físicas podem ser um passaporte imprescindível para um estágio de maior felicidade para aqueles que adotam autocuidados relevantes para seu presente e para seu futuro.