Combate efetivo aos maus-tratos
Aos poucos, a sociedade vai criando uma cultura efetiva de defesa dos animais. É importante que a coletividade e o poder público atuem juntos num tema tão relevante. Denúncias da população ajudam muito nesse combate.
publicidade
Aos poucos, a sociedade vai firmando uma nova cultura em defesa dos animais, notadamente em relação aos animais domésticos, como cachorros, gatos e até mesmo cavalos. A violência vem sendo cada vez mais reprovada e com penas maiores, fazendo com que os agressores possam presumir, mesmo antes de seus atos condenáveis, que não ficarão impunes. São marcos nessa caminhada a alteração da legislação e a criação de batalhões ambientais nas polícias militares e a estruturação de unidades especializadas no âmbito da Polícia Civil gaúcha, bem como a presença de secretarias voltadas ao tema, como já ocorre em diversas prefeituras do Rio Grande do Sul.
Desafortunadamente, as ocorrências não param de surgir. Na zona sul da Capital, um homem foi preso e sete cães foram resgatados em uma operação contra maus-tratos após o recebimento de uma denúncia anônima, o que comprova a importância da colaboração da comunidade com as forças policiais para enfrentar esse tipo de delito que envolve seres tão indefesos. A operação teve a participação de agentes da 2<SC120,170> Delegacia de Polícia Civil e da Guarda Municipal, além de integrantes da Diretoria-Geral de Fiscalização e técnicos do Gabinete da Causa Animal. Os cachorros foram encaminhados à Unidade de Saúde Animal Victória, no bairro Lomba do Pinheiro, na zona leste. Uma fêmea estava em condições consideradas gravíssimas e foi levada a uma clínica veterinária, pois perdeu parte do crânio em razão das condições em que vivia. Felizmente, quando estiver recuperada, seu destino será o lar de uma moradora que já se dispôs a adotá-la.
Esses e outros casos que se repetem cotidianamente pelas nossas cidades precisam ser alvo da devida apuração para que os culpados sejam punidos. Outrossim, é muito importante apostar na prevenção, inclusive na adoção responsável. O grau de civilidade de uma coletividade pode ser medido pela forma como ela trata seus integrantes mais vulneráveis, os animais entre eles.