Começa mais um Novembro Azul

Começa mais um Novembro Azul

A partir desta quarta-feira, o Ministério da Saúde irá abordar, ao longo do mês, a saúde do homem como um todo, reforçando a importância dos cuidados, prevenção do câncer de próstata e doenças em geral.

Correio do Povo

publicidade

Está começando mais um novembro, que há alguns anos é azul. Isso porque é dedicado à conscientização e prevenção do câncer de próstata, que é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma). A partir desta quarta-feira, o Ministério da Saúde irá abordar, ao longo do mês, a saúde do homem como um todo, reforçando a importância dos cuidados, prevenção do câncer de próstata e doenças em geral e incentivando os homens a buscarem atendimento nas Unidades Básicas de Saúde espalhadas pelo Brasil, a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).

O primeiro passo para a cura de qualquer patologia é a prevenção. Isso remete ao antigo ditado que diz “é melhor prevenir do que remediar”. Em todas as faixas etárias o médico deve ser consultado. Mas, mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem fatores, devem ir regularmente a um médico especialista. O urologista pode avaliar a necessidade ou não de exames, tais como de sangue PSA, biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal. Os urologistas podem solicitar outros exames, como toque, ultrassonografia de próstata por via abdominal, ultrassonografia de próstata e a dosagem de antígeno especifico, um check-up mais completo como melhor forma para tratar em estágios mais avançados.

A iniciativa internacional “Novembro Azul” teve origem na Austrália no ano de 2003 e foi comemorada no Brasil pela primeira vez em 2008. O Novembro Azul tem como objetivo sensibilizar e conscientizar a população masculina em relação aos cuidados com a saúde e a importância da realização dos exames de prevenção contra o câncer de próstata. O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é em 17 de novembro, mas para o bem da saúde masculina, o exame deve ser feito regularmente, no mínimo uma vez por ano, independente de idade.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895