Democracia mais fortalecida no país

Democracia mais fortalecida no país

Agora, é desejar um bom trabalho aos que foram eleitos e esperar que o desfecho eleitoral previsto para o segundo turno igualmente possa chegar a bom termo, completando o quadro democrático do país.

Correio do Povo

publicidade

Mais uma vez, a democracia mostrou sua pujança no país. Foram milhões de eleitores indo às urnas para escolher aqueles que vão governar suas cidades, pequenas, médias ou grandes, no período entre 2025 e 2028. Sem dúvida, foi uma demonstração inequívoca da força do nosso regime democrático, que teve um novo impulso a partir da Constituição Cidadã de 1988, que garantiu o sufrágio eleitoral periódico e abrangente, possibilitando ao povo brasileiro quem deve governá-los nas diversas instâncias do Legislativo e do Executivo.

As eleições municipais apresentam peculiaridades que trazem ingredientes diferenciados em relação aos pleitos que escolhem governantes e legisladores para as esferas estadual e federal. Em geral, os moradores conhecem os candidatos e sua vida pregressa e podem realizar suas escolhas de forma mais abalizada, além de conhecerem melhor a realidade local, apresentando suas demandas em áreas estratégicas, como na educação, na saúde, no saneamento, na mobilidade urbana, na atenção às crianças e aos adolescentes, na infraestrutura. Agora, com a escolha da grande maioria das prefeituras gaúchas e brasileiras, haverá um segundo turno em algumas grandes cidades, como São Paulo, maior colégio eleitoral. No RS, os gaúchos voltarão às urnas em Canoas, Caxias do Sul, Pelotas, Santa Maria e em Porto Alegre no dia 27 de outubro para escolher entre os dois candidatos mais votados na esfera municipal.

Resta assinalar o clima de tranquilidade em que transcorreu mais este pleito, extremamente bem conduzido pela justiça eleitoral e evidenciando o grau de maturidade da nossa sociedade. Não houve ocorrências que pudessem deslustrar um processo que foi marcado pela urbanidade e pela apresentação de propostas e de programas contemplando todas as posições partidárias existentes na coletividade. Agora, é desejar um bom trabalho aos eleitos e esperar que o desfecho eleitoral previsto para o segundo turno igualmente possa chegar a bom termo, completando o quadro democrático do país.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895