Editorial

Por um Natal de resgate da esperança

As festas natalinas servem para unir ainda mais familiares e amigos num convívio fraterno, celebrando a existência e unindo os esforços para que tenhamos um dia a dia de mais solidariedades, saúde, paz e empatia.

Tivemos um ano bastante difícil no Rio Grande do Sul, com as tragédias climáticas que atingiram grande parte do território gaúcho deixando um rastro de destruição, seja com as perdas econômicas, seja com as vidas ceifadas que enlutaram muitas famílias. E isso tudo quando estávamos ainda em fase de recuperação de uma pandemia que também havia imposto suas marcas. Para agravar um panorama já adverso por si só, algumas ocorrências indesejáveis vieram somar nesse leque de vicissitudes, como a queda do avião de pequeno porte sobre Gramado, causando danos, pânico deixando mortos e feridos. Nesse contexto, buscando conforto em meio a fatalidades, estamos chegando ao Natal elevando nossos pensamentos ao Criador e demandando a ele força na esperança de superar tais contingências e continuar com fé e foco nas metas de perseverar por um mundo melhor e mais justo para todos.

As festas natalinas servem para unir ainda mais familiares e amigos num convívio fraterno, celebrando a existência e unindo os esforços para que tenhamos um dia a dia de mais solidariedades, saúde, paz e empatia. Os presentes simbolizam a troca de energias positivas, que podem ser também ressignificados por abraços e sorrisos quando a possibilidade de adquirir bens materiais se torna mais escassa, como sói acontecer nos lares das pessoas mais desprovidas neste país marcado por grandes desigualdades socioeconômicas, incentivando-se laços indestrutíveis de afetos que fortalecem a todos os envolvidos nessa corrente do bem. O sentimento natalino que habita em cada um de nós pode ser dadivoso para que desejemos ao próximo os melhores votos de uma vida feliz e para que façamos tudo o que estiver ao nosso alcance para que isso se concretize.

Estamos prestes a fechar um ciclo e esperamos que todas as alegrias compartilhadas nesta data emblemática em que uma criança nasceu num lar humilde para salvar a humanidade sejam plenas. Brindemos ao amor e ao entendimento entre todas as pessoas de boa vontade.