Um mês para a saúde masculina

Um mês para a saúde masculina

Isso dá bem a medida de o quanto é importante apostar em procedimentos que possam mitigar essa previsão, uma vez que o diagnóstico precoce é uma das formas mais eficientes de evitar essa chaga marcada por forte letalidade.

Correio do Povo

publicidade

Dentro do calendário de meses ligados a diversas doenças cuja prevenção e tratamento são estimulados pelo Sistema Único de Saúde, o Novembro Azul é destinado à promoção do combate ao câncer de próstata. O movimento começou em 2003 na Austrália. Anualmente, o 11º mês do ano, dedicado à saúde do homem, resulta em campanhas em vários países, inclusive no Brasil. A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), que participa da iniciativa, alerta para os riscos de crescimento desse tipo de câncer no mundo todo, levando à conclusão de que é preciso um esforço conjunto dos governantes. Para tanto, é fundamental a participação da Organização Mundial da Saúde (OMS), vinculada à Organização das Nações Unidos (ONU).

De acordo com dados oriundos do Ministério da Saúde, a SBU informou que a doença levou a óbito 17 mil homens no país durante o ano passado, o que dá uma média de 47 por dia. Um levantamento da revista científica internacional Lancet, em texto publicado no primeiro semestre, estima que o montante de novos casos de câncer de próstata deve apresentar incremento nos próximos anos. Isso dá bem a medida de o quanto é importante apostar em procedimentos que possam mitigar essa previsão, uma vez que o diagnóstico precoce é uma das formas mais eficientes de evitar essa chaga marcada por forte letalidade.

Durante todo o mês, estão previstas várias iniciativas, como palestras, campanhas de informação, distribuição de materiais educativos e eventos de saúde, visando incentivar os homens a cuidarem melhor de sua saúde e a visitarem os médicos. Essa meta de ampliar as consultas e os exames é importante dentro de um contexto em que muito menosprezam o próprio bem-estar físico e psicológico em função de tabus envolvendo a enfermidade.

Além da vinculação ao câncer da próstata, o novembro também veicula ações relacionadas com o câncer infantojuvenil. Cabe ao público-alvo buscar a assistência devida a fim de preservar sua saúde, um bem imensurável que não pode ser negligenciado.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895