A Prefeitura de Taquara iniciou, em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, as obras de desassoreamento no Rio da Ilha, por meio do programa Desassorear RS. A ação contempla três trechos do curso d’água, com extensão total de 564 metros.
Os trabalhos estão concentrados em três pontos: o primeiro com 272 metros, o segundo com 142 metros e o terceiro com 150 metros. O objetivo é melhorar a vazão do rio, reduzir riscos de alagamentos e garantir maior segurança às famílias da região.
A prefeita de Taquara, Sirlei Silveira, destacou a relevância da parceria com o Estado para viabilizar a execução. “Com esse trabalho conseguimos avançar em uma ação fundamental para a proteção da comunidade do interior, especialmente em áreas que enfrentam alagamentos frequentes em períodos de chuva. Esse trabalho é um compromisso conjunto para dar mais tranquilidade às famílias que vivem próximas ao Rio da Ilha”, afirmou.
- Prevenção para evitar novas enchentes em Pelotas
- Apagão atingiu 125 mil pontos em 13 cidades do RS, diz CEEE Equatorial
- Moradores de Cachoeirinha afetados pelas cheias de 2024 cobram efetividade nas obras de contenção
O secretário de Meio Ambiente, Defesa Civil e Causa Animal, Luciano Campana, explicou que o desassoreamento representa um passo importante para o município. “A retirada do excesso de sedimentos é necessária para recuperar a capacidade de escoamento do rio. Essa medida reduz os riscos de transbordamento e contribui diretamente para a preservação ambiental da região”, disse.