Hidroginástica promove diversos benefícios à saúde
capa

Hidroginástica promove diversos benefícios à saúde

Atividade aquática de baixo impacto proporciona exercícios leves, lúdicos e de fácil execução

Por
Correio do Povo

Entre os benefícios da atividade física, está a melhora da flexibilidade: exercícios na água ajudam o nosso corpo a se flexibilizar melhor devido à ampliação dos movimentos

publicidade

Praticar exercícios físicos é fundamental para uma vida mais saudável. Esportes aquáticos, por exemplo, são excelentes opções para quem não tem tempo ou não gosta de atividades como musculação ou futebol, por exemplo, destacam os especialistas. 

Quem quer uma modalidade esportiva mais leve do que a natação, por exemplo, a hidroginástica pode ser o que se está procurando.

O que é Hidroginástica?

A Hidroginástica é uma atividade aquática de baixo impacto que proporciona exercícios leves, lúdicos e de fácil execução. Apesar de, geralmente, ser associada a um esporte da Terceira Idade, pessoas de todas as faixas etárias podem melhorar seu condicionamento físico e, principalmente, sair do sedentarismo ao praticá-la.

Cabe atenção a alguns detalhes importantes antes de se matricular em aulas de Hidroginástica, como por exemplo, passar por uma avaliação médica, não perder a regularidade (duas a quatro vezes na semana é o ideal) e sempre manter um bom ritmo respiratório. Isso ajudará a aproveitar ao máximo os benefícios dessa atividade.

Quais os benefícios da Hidroginástica?

* Ajuda a condicionar o físico: para quem tem a ideia de que Hidroginástica serve apenas para relaxar ou movimentar o corpo, note que esse exercício é muito bom para perder peso, queimar gorduras e tonificar os músculos, garantindo um corpo mais bonito, saudável e forte.

* Combate ao estresse: a rotina diária pode ser bem estressante. E o estresse é um dos grandes inimigos da saúde. Uma opção para combater esse problema é, sem dúvidas, a Hidroginástica. A atividade ajuda a relaxar, não apenas por ser realizada dentro da água, mas por exigir maior concentração, controle e por ser praticada sempre com muita diversão.

* Interação e sociabilidade: normalmente a Hidroginástica é praticada em grupos. Os exercícios feitos dentro da piscina são variados. Desde atividades individuais a outras onde é preciso da ajuda de uma pessoa e vice-versa. Essa interação é ótima para as relações sociais, faz com que as pessoas percam a timidez e criem novas amizades.

* Todos podem praticar: a Hidroginástica tem impacto muito menor que natação ou musculação, por exemplo, o que a torna mais democrática. Dessa forma, adolescentes, adultos e idosos podem compartilhar o mesmo espaço e praticar juntos.

* Melhora a flexibilidade: exercícios na água ajudam o nosso corpo a se flexibilizar melhor devido a ampliação dos movimentos. E isso sem causar qualquer prejuízo às articulações.

* Previne doenças: além de ajudar a emagrecer, a Hidroginástica é ótima para melhorar a resistência muscular, a prevenir doenças nos ossos e a tratar de problemas nas articulações. Todos esses fatores contribuem para melhorar a qualidade de vida e envelhecer com saúde.

* Excelente para grávidas: mulheres em período de gestação devem praticar Hidroginástica. Isso porque a atividade ajuda a liberar relaxatina, um hormônio essencial para as articulações e que ajuda na abertura do quadril para um parto mais saudável.

* Ajuda na recuperação de cirurgias: pessoas que passaram por cirurgias podem usar a Hidroginástica para retomar as atividades físicas, manter o corpo ativo e perder o medo de se movimentar novamente.