capa

Treinamento Inteligente dá dicas de como fortalecer região do core e garantir abdômen e cintura mode

“Quando fortalecidos e acionados de forma correta, evitam nos quadris e na coluna, além de definirem o abdômen e modelarem a cintura", destaca especialista

Por
Correio do Povo

Coach do Treinamento Inteligente, Vanessa Menache, preparou uma sequência de exercícios que vão deixar o core ativo e fortalecido

publicidade

Responsável por sustentar o tronco e membros, os músculos da região central do corpo, área conhecida como core, proporcionam equilíbrio e adequação postural a qualquer movimento.
 
Quando fortalecidos e acionados de forma correta, evitam nos quadris e na coluna, além de definirem o abdômen e modelarem a cintura.
 
A Coach do Treinamento Inteligente, Vanessa Menache, preparou uma sequência de exercícios que vão deixar o core ativo e fortalecido. Confira:
 
Exercício 1: Prancha alta com toque da mão no ombro oposto
 
Objetivo funcional: Treinar o sistema estabilizador do core, estimulando a transferência de energia e a produção de força por todo o corpo ao tocar o ombro alternadamente. A aplicação desta atividade na vida real se dá no aumento do controle do centro de gravidade durante a realização de movimentos esportivos e ações cotidianas, ajudando a reduzir lesões.
 
Objetivo estético: Com o fortalecimento desta região, se melhorar a postura e definir a silhueta, modelando a cintura.
Posição Inicial: Em posição de prancha 4 apoios, cotovelos estendidos e pés afastados na base do quadril, mantenha o alinhamento entre ombros, cotovelo e punho na posição vertical.
 
Execução: Toque alternadamente a mão no ombro oposto mantendo a posição neutra de tronco e quadril. 
Faça entre duas e quatro séries de 20" a 40" cada, com intervalos que variam de 30" a 1’.
 
Exercício 2: Escalador Solo com as mãos no step
 
Objetivo funcional: Treinar a potência dos flexores de quadril durante movimentação explosiva das pernas, com controle neuromuscular e estabilidade da parte superior do core e cintura escapular.
 
Objetivo estético: Definir a parte inferior do abdômen.
 
Posição Inicial: Em posição de prancha 4 apoios, disponha as mãos sobre o step, cotovelos estendidos e pés afastados na base do quadril. Mantenha o alinhamento entre ombros, cotovelo e punho na posição vertical.
 
Execução: Traga os joelhos alternadamente até a altura do peitoral flexionando o quadril e o joelho em velocidade sem perder a coordenação e a boa postura.
 
Faça entre duas a quatro séries de 20 a 30 repetições cada, com 1’ de intervalo entre cada uma, num ritmo bem acelerado.
 
Exercício 3: Rotação sinergia em pé com carga
 
Objetivo funcional: Treinar a capacidade dos músculos rotadores de tronco e quadril para acelerar e desacelerar, com máximo controle os movimentos rotacionais. Esse movimento ajuda muito nas atividades esportivas que exigem parada brusca e mudança de direção, elevando a performance.
 
Objetivo estético: Definir os músculos rotadores do tronco em 360°.
 
Posição Inicial: Em pé, empunhando um halter, anilha ou medicine ball a frente do corpo , mantenha os cotovelos a 90º.
Execução: Inicie a rotação de tronco e quadril no ângulo de 180º, acelerando e desacelerando o movimento nas duas extremidades. Libere o calcanhar da perna oposta ao lado do giro. Quanto maior a velocidade, maior será a necessidade de desacelerar o movimento nas extremidades.
 
Faça de duas a quatro séries de 20 a 30 repetições, contando sempre do lado direito e mantendo 1’ de intervalo entre as sessões, num ritmo que vai do moderado para rápido.
 
Ritmo: moderado para rápido ou rápido.
 
Exercício 4: Cortador baixo cima com peso
 
Objetivo funcional: Treinar a capacidade dos músculos rotadores de tronco e quadril para acelerar e desacelerar com máximo controle os movimentos rotacionais que desafiam o controle do centro de gravidade e os movimentos multiplanares. Esse exercício ajuda nas atividades esportivas que exigem movimentos complexos.
 
Objetivo estético: Por ser um movimento integrado ajuda na queima calórica , sem contar que aumenta a definição dos músculos rotadores do tronco em 360º e também dos músculos das pernas e braços. É um exercício completo.
 
Posição Inicial: Deite de costas no chão, de preferência sobre um colchonete ou tatame, com as pernas estendidas na direção do teto e mãos sob o quadril. Eleve as pernas estendidas e glúteos acima até tirar totalmente a região lombar do solo. Tente manter as pernas elevadas durante toda execução.
 
Faça de dias a quatro séries de 10 a 12 repetições para cada lado, em ritmo moderado para rápido. 
 
Exercício 5: Flexão de quadril e joelho unilateral
 
Objetivo funcional: Treinar a capacidade dos músculos flexores do abdômen e do quadril para aumentar o controle dos movimentos que exigem a integração da cadeia anterior do corpo como ficar em pé na prancha de surf, realizar uma cortada do vôlei e até o simples levantar da cama. Ajuda na realização dos movimentos decisivos na prática esportiva e nos movimentos do cotidiano.
 
Objetivo estético: Definição abdominal.
 
Posição Inicial: Em prancha 3 apoios, coloque as mãos no solo, com a ponta do pé no centro da Fit Ball e a outra perna elevada e estendida.
 
Execução: Flexione os joelhos e quadril trazendo a bola para perto das mãos, sem deixar o quadril cair além da altura mantida na posição inicial.
 
Faça de duas a quatro séries de 10 a 12 repetições para cada perna em ritmo lento para moderado. 
 
Exercício 6: Abdominal grupado suspenso na tipoia
 
Objetivo funcional: Este exercício colabora para a definição da região lateral do abdômen, aumenta a força e a resistência dos músculos flexores do quadril e tronco, responsáveis no desempenho de muitos gestos esportivos e do cotidiano.
 
Objetivo estético: Definição abdominal.
 
Posição Inicial: Em suspensão, coloque os braços dentro da tipoia e mantenha o corpo estendido e as pernas unidas.
Execução: Inicie a flexão do quadril, trazendo os joelhos na altura do peitoral de forma controlada. Retorne à posição inicial sem fazer um pêndulo com o corpo.
 
Faça de duas a quatro séries de 15 a 20 repetições em ritmo lento para moderado.
 
Treinamento Inteligente: Localizado no bairro do Itaim Bibi, o espaço conta com um time de profissionais altamente qualificados e especializados em treinamento funcional embasados no Sistema Core 360. O estúdio oferece aos seus clientes um programa de treino customizado por meio do relacionamento interdisciplinar e interação com os diversos profissionais da área da saúde como a Medicina Esportiva, Nutrição, Fisioterapia e Terapeutas.
 
Instagram: @treinamentointeligente
 
Site: http://treinamentoin