Correio do Povo

Porto Alegre, 20 de Abril de 2014


Porto Alegre
Agora
24ºC
Amanhã
18º 27º


Faça sua Busca


Notícias > Internacional

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

06/12/2013 23:41 - Atualizado em 07/12/2013 00:17

Policiais em greve cercam sede de governo de província argentina

Agentes em greve estariam armados e militares protegem as autoridades

Policiais em greve cercaram nesta sexta-feira a sede do governo na província de Catamarca, no nordeste da Argentina, em meio aos protestos por aumento de salários que atingem ainda as províncias de Neuquén e Rio Negro, no sul do país. "Os grevistas cercaram e sitiaram a Casa de Governo de Catamarca (a 1,1 mil quilômetros de Buenos Aires), onde a governadora (Lucía Corpacci) negocia com os representantes da força policial a questão dos salários", informou o canal de notícias TN.

Segundo a jornalista Yemina Castellino, os agentes em greve "estão armados" e a polícia militar "entrou na Casa de Governo para proteger as autoridades, entre elas a governadora, uma aliada da presidente Cristina Kirchner".  Os policiais grevistas exigem um salário de 13 mil pesos (2 mil dólares), enquanto as autoridades oferecem 7.900 pesos (1,2 mil dólares), proposta que é rejeitada.

Para ter acesso à sede do governo, os policiais militares utilizaram bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha, informou Castellino. "Trata-se de uma exigência legítima e estamos trabalhando para chegar a uma solução. Vamos resolver isto com consenso", disse Gabriel Gastaminza, ministro de Coordenação do Gabinete, Segurança e Trabalho de Neuquén.

Na província de Rio Negro, policiais e familiares saíram às ruas, enquanto seus líderes negociam com os representantes do governo. Na quarta-feira, a província de Córdoba foi sacudida por uma onda de saques que deixou dois mortos, centenas de feridos e 52 detidos, exatamente quando três mil de policiais estavam paralisados para exigir melhores salários.

Assista às imagens do confronto divulgadas pelo jornal argentino Clarin:



Bookmark and Share


Fonte: AFP







O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.