68ª Feira do Livro em Porto Alegre: guia sobre a festa literária

68ª Feira do Livro em Porto Alegre: guia sobre a festa literária

Programe-se para essa edição que começa dia 28 de outubro e segue até 15 de novembro. Conheça os escritores confirmados na feira e a sua programação

Correio do Povo

Feira do Livro 2022 está chegando, programe-se para a festa literária

publicidade

A Feira do Livro de Porto Alegre, considerado um dos maiores eventos literários a céu aberto da América Latina, chega a sua 68ª edição em 2022. Depois das restrições impostas pela pandemia de Covid-19 e uma edição híbrida, agora é o momento de voltar a ocupar a Praça da Alfândega com atividades culturais que celebram o livro e leitura. A estrutura para a festa literária da capital gaúcha já começou a ser montada.  Essa edição começa dia 28 de outubro e segue até 15 de novembro.

Tire suas dúvidas e se programe para curtir a mais importante festa literária do Estado.

Que dia começa a Feira do Livro de Porto Alegre em 2022?

A 68ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre abre no dia 28 de outubro. O início da festa será proclamado, às 18h, no Teatro Carlos Urbim (Praça da Alfândega, s/n). Geralmente, é promovida uma caminhada guiada pelo patrono, com a participação de escritores, de personalidades e do público. Ela acontece até o dia 15 de novembro.

Onde fica a Feira do Livro em Porto Alegre?

A Feira do Livro 2022 acontece na Praça da Alfândega, onde há bancas dos expositores de livros. As atividades são realizadas em prédios no entorno da praça e do Centro Histórico.

Que horas funciona a Feira do Livro?

O horário de funcionamento: da Área geral, das 12h30min às 20h, e da Área Infantil e Juvenil, das 10h às 20h.

Quem é o patrono da Feira do Livro 2022?

O escritor e poeta Carlos Nejar. Nascido em Porto Alegre, em 1939, Nejar é considerado um dos mais importantes poetas da sua geração. Também chamado de 'o poeta do pampa brasileiro', sendo conhecido pela riqueza de vocabulário e pela utilização das aliterações, que tornam seus versos musicais. Lançou seu primeiro livro, “Sélesis”, em 1960.

Qual a temática da Feira do Livro 2022

Em 2022, a Feira celebra os 250 anos de Porto Alegre com lançamento de obras que recontam a história e as lendas da capital, recital-show com poemas e canções sobre a cidade, mesas de discussão, gravação de programas e exposições fotográficas vão compor a homenagem que a Câmara Rio-Grandense do Livro propôs ao lado de diversos parceiros, para marcar as comemorações dos 250 anos.

Qual a campanha da Feira 2022?

O conceito da campanha da Feira do Livro de 2022 é “Uma Boa Festa tem História”, que relaciona o aniversário de Porto Alegre com o evento literário.

Quais escritores participam da Feira?

Estão confirmados 150 escritores, entre nacionais e estrangeiros. 

Escritores indígenas: Daniel Munduruku, a cordelista indígena Auritha Tabajara e o escritor e palestrante Olívio Jekupé, além da narradora de histórias e arte-educadora Lúcia Tucuju.

Escritores do RS: Serão 60 escritores do Estado, como Letícia Wierzchowski, Júlia Dantas, Taiane Santi Martins, Daniel Galera, José Falero e Samir Machado de Machado. Ronald Augusto, Paulo Flávio Ledur, Cíntia Moscovich, Altair Martins, Mariam Pessah,Vitor Ramil, e Priscila Ferraz Pasko.

Escritores de outros Estados: serão 20 escritores de outros Estados: Amara Moira; Cida Bento; Clarice Fortunato; Daniel Munduruku; Eduardo Spohr; Eliana  Alves Cruz; Marcela Dantés; Mariana Salomão Carrara; Monja Coen; MV Bill; Paulo Rezzutti; Renato Noguera; Noemi Jaffe; Auritha Tabajara; Olivio Jakupé e Louis Frankenberg.

Escritores estrangeiros: o norueguês Geir Gulliksen; a best-seller argentina Florencia Bonelli, a francesa Léonor de Recondo, a portuguesa Patricia Portela; o chileno Gonzalo Oyarzún, bibliotecário e Mestre em Direção e Gestão; e o alemão Leif Randt.

Confira a programação da Feira do Livro

Um dos destaques é a conversa com o tema "A escrita como veículo de transformação social", no dia 30 de outubro, às 17h30, no Auditório Barbosa Lessa (R. dos Andradas, 1223). Com Cida Bento, Adriana Santos e mediação de Bruna Fernandes Marcondes. Outro destaque é o debate "Literatura, vida e realidade", no dia 1º de novembro, às 18h, com a presença de MV Bill, rapper, escritor, ator e cineasta brasileiro. Nascido e criado na comunidade carioca Cidade de Deus. Outra presença é da Monja Coen, no dia 4 de novembro, às 18h. Com a temática de "Vamos despertar? Vamos fazer o voto de nunca desistir de nós e de todos os seres? Este evento requer retirada de senha para acesso (senhas distribuídas no próprio dia do evento, a partir das 12h30, no Balcão de Informações da Feira, localizado na Praça da Alfândega). Confira toda a programação no site da Feira do Livro.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895