A 71ª Feira do Livro de Porto Alegre começou na última sexta-feira (31) e segue até 16 de novembro, movimentando a Praça da Alfândega com mais de 70 bancas e uma programação repleta de debates, oficinas, shows e homenagens.
Na primeira semana, os destaques incluem a abertura do espaço expositivo do Correio do Povo, o show “Rê Adegas canta Elis”, homenagem a Luis Fernando Verissimo, e a performance em tributo a Erico Verissimo, que celebra 120 anos de nascimento. Também se destacam o debate “Feminismo, Palavra e Resistência”, com Manuela D’Ávila, Márcia Tiburi e Lilian Rocha, o Sarau Elétrico – Os Verissimo, e o bate-papo com Eduardo Spohr, autor de “Santo Guerreiro”. A semana termina com encontros literários que recebem nomes como Milton Hatoum, e Eliana Alves Cruz.
Entre os convidados internacionais, a Feira recebe a escritora francesa Anne Pauly, autora do premiado romance “Antes que eu esqueça”; o jornalista peruano David Hidalgo; as escritoras e ativistas Mai Khaled (Egito) e Cecilia Bainard (Filipinas); e o argentino Ulises Gorini, que lança no Brasil “A rebelião das Mães da Praça de Maio”.
👉Localize-se! Confira o mapa da feira aqui.
- Primeiro sábado da Feira do Livro lota a Praça da Alfândega
- Luciana De Luca fala sobre seu livro com “uma visão hiperbólica das coisas”
- Contação de histórias como ponte para a leitura
Na segunda-feira (3 de novembro)
Abertura do espaço expositivo Correio do Povo
O Correio do Povo participa da Feira do Livro de Porto Alegre este ano com um espaço para exposição localizado próximo ao Território dos Parceiros, em frente ao Memorial do Rio Grande do Sul. O jornal, que completa 130 anos em 2025, acompanhou de perto o evento literário durante seus 70 anos e irá disponibilizar para o público uma série fotográfica abrangente: desde a primeira edição, em 1955, até os dias atuais. A exposição será aberta na segunda-feira, dia 3 de novembro.
No local, serão distribuídos jornais com conteúdos referentes à Feira do Livro. Além de servir como espaço de aprendizagem, onde os alunos da Oficina de Jornalismo Oficina de Jornalismo irão produzir suas pautas durante a 71ª Feira do Livro de Porto Alegre. As atividades acontecem de 10 a 15 de novembro, e as inscrições estão abertas.
Serviço
Quando: segunda-feira, dia 3, às 10h
Onde: Praça da Alfândega
Classificação: livre
Oficina - Grandes autores contemporâneos - Agosto (1990) Rubem Fonseca
Rubem Fonseca foi um dos poucos escritores brasileiros a traduzir com crueza e precisão a violência das grandes metrópoles no período pós-modernização, especialmente no Rio de Janeiro. Em Agosto, seu romance mais emblemático, realidade e ficção se entrelaçam num retrato contundente do Brasil de 1954, ano do suicídio de Getúlio Vargas. A narrativa articula personagens históricos e fictícios — políticos, policiais, empresários e criminosos — em uma trama marcada por corrupção, ambição e violência. O encontro analisará tanto os recursos estéticos da obra quanto a crítica social que dela emana.
Serviço
Quando: segunda-feira, dia 3, às 14h30min
Onde: Clube do Comércio (Andradas, 1085)
Classificação: adulto
Rê Adegas Canta Elis
Com sua interpretação única e apaixonada, Rê Adegas promete celebrar a grandeza de Elis Regina, resgatando a essência e a intensidade que a consagraram como um ícone da música brasileira.
Serviço
Quando: segunda-feira, dia 3, às 19h
Onde: Espaço Jovem Banrisul
Classificação: adulto
Música na praça para ouvir e cantar - Sarau Djavan
Naiara Silveira, Kyzzy Rodrigues, Vladimir Rodrigues, Renata Pires, Luciana Ayoola, Silvia Ramão, Lilian Rocha, Henrique Branka e Mingo Niemê participam do 4° edição do Sarau Djavan, uma celebração das melhores composições desse mestre da música popular brasileira com artistas que admiram a sua obra.
Serviço
Quando: segunda-feira, dia 3, às 18h
Onde: Teatro Petrobras Carlos Urbim
Classificação: livre
Íntima sonoridade
O show, de Liana Timm (voz) e Daniel Rosa (guitarra), reúne músicas de compositoras e intérpretes brasileiras, desde a década de 20 até a atualidade. O roteiro contempla poesia e curiosidades sobre o meio musical, contextualizando as tendências de época.
Serviço
Quando: segunda-feira, dia 3, às 18h
Onde: Clube do Comércio (Andradas, 1085)
Classificação: livre
Na terça-feira (4 de novembro)
Oficina - O uso dos recursos digitais na correção dos textos
A maioria dos que escrevem no dia a dia não utilizam plenamente as generosas ferramentas disponibilizadas nos meios digitais. A oficina ministrada pelo Prof. Ledur na Feira do Livro deste ano vai tratar disso.
Serviço
Quando: terça-feira, dia 4, às 14h30min
Onde: Clube do Comércio (Andradas, 1085)
Classificação: adulto
Oficina - O erótico como poder na poesia
A oficina, de Ana dos Santos, tem como objetivo apresentar brevemente o texto “Os usos do erótico: o erótico como poder” de autoria da poeta afro-americana Audre Lorde e estimular o processo da escrita criativa de poemas. Terá como foco a discussão dos limites do erótico e do pornográfico, assim como a sexualidade da mulher representada na sociedade patriarcal.
Serviço
Quando: terça-feira, dia 4, às 17h30min
Onde: Clube do Comércio (Andradas, 1085)
Classificação: adulto.
Homenagem - Luis Fernando Verissimo
Uma homenagem especial ao autor, que soube transformar o cotidiano em literatura. Com a presença de sua família e sob a batuta da conversa Sérgius Gonzaga um encontro marcado por causos, boas histórias e lembranças que revelam a natureza quieta e generosa de Verissimo, além de seu humor inconfundível e impagável. A canja musical será de Pedro Veríssimo (voz), Cláudio Levitan (voz e percussão mínima) e Luís Mauro Filho (teclados). Eles tocarão canções de LFV feitas em parceria com Corona/Levitan referentes ao livro de LFV “Poesia numa Hora Dessas?”
Serviço
Quando: terça-feira, dia 4, às 17h30min
Onde: Clube do Comércio (Andradas, 1085)
Classificação: adulto
Celebração aos 120 anos de nascimento de Erico Verissimo
Performance teatral inspirada no espetáculo Incidente em Antares, do Grupo Cerco, em homenagem aos cento e vinte anos de Erico Verissimo. Baseada na segunda parte do romance homônimo do autor, a cena se passa em 1963 na fictícia cidade de Antares. Com a cidade paralisada por uma greve geral, mortos não sepultados se levantam e denunciam a corrupção dos vivos. A apresentação contextualiza a obra na trajetória do autor, compartilhando informações sobre Verissimo em um diálogo com o público.
Serviço
Quando: terça-feira, dia 4, às 18h
Onde: Teatro Petrobras Carlos Urbim
Classificação: adulto
Entrega do Troféu Lanceiros Negros
Cerimônia com intervenção poética, dos negros e negras que se destacaram durante o ano de 2025, na luta ao combate ao racismo.
Serviço
Quando: terça-feira, dia 4, às 19h
Onde: Biblioteca Pública do Estado (Rua Riachuelo, 1190)
Classificação: adulto
Na quarta-feira (5 de novembro)
Passarinhar passa passará, que ave será? Um ABC poético de aves brasileiras
Roda de conversa com Patrícia Langlois, Lucas Klassmann, Camen Lima e Marilei Silveira
Serviço
Quando: quarta-feira, dia 5, às 16h
Onde: Território dos Parceiros
Classificação: livre
Coral Euterpe na Feira do LIvro
Apresentação do Coral da Organização Internacional Nova Acrópole.
Serviço
Quando: quarta-feira, dia 5, às 15h
Onde: Praça da Alfândega
Classificação: adulto
Ativismo e literatura: mulheres em luta no Egito e nas Filipinas
As escritoras e ativistas Mai Khaled, do Egito, e Cecilia Bainard, das Filipinas, participam de um debate sobre os desafios enfrentados pelas mulheres em seus países e o papel da palavra como instrumento de resistência. Com trajetórias que transitam pela literatura, rádio e televisão, ambas usam a comunicação como ferramenta de denúncia e transformação social. No encontro, elas compartilham experiências de enfrentamento à censura, desigualdade e violência de gênero. A conversa propõe um olhar aprofundado sobre o ativismo feminino e a potência da criação artística como forma de mobilização e mudança.
Serviço
Quando: quarta-feira, dia 5, às 17h30min
Onde: Clube do Comércio (Andradas, 1085)
Classificação: adulto
Espetáculo teatral - Confesso que Capitu
Uma mulher busca o desejo na Internet. Entre mitos femininos e histórias de deusas, encontra os olhos oblíquos e dissimulados da mais enigmática personagem da Literatura Brasileira: Capitolina - signo máximo da mulher desejada - fascina a narradora, que transpõe à sua própria vida o desafio de ser Capitu. O espetáculo, de Elisa Lucas, ultrapassa a questão da infidelidade da obra e transforma a ação em uma confissão de sensações, atualizando temas machadianos, como: vocação, ciúme, solidão, abandono e desejo.
Serviço
Quando: quarta-feira, dia 5, às 20h
Onde: Biblioteca Pública do Estado (Rua Riachuelo, 1190)
Classificação: adulto
Na quinta-feira (6 de novembro)
Os Veríssimo, Sarau Elétrico
Versão da Feira do Livro do tradicional encontro de literatura, que existe desde 1999, no Ocidente.
Serviço
Quando: quinta-feira, dia 6, às 19h
Onde: Espaço Jovem Banrisul
Classificação: livre
Concerto Orquestra Comunitária de saxofones
Em celebração ao Dia do Saxofonista, a Orquestra Comunitária de Saxofones realiza um concerto especial na Feira do Livro. Em uma apresentação itinerante, os músicos irão percorrer as alamedas do evento, com um repertório homenageando a beleza e a versatilidade do saxofone.
Serviço
Quando: quinta-feira, dia 6, às 15h
Onde: Praça da Alfândega
Classificação: livre
Bate-papo com os vencedores do Prêmio Sesc de Literatura 2024
Lançado em 2003, o Prêmio Sesc de Literatura é uma porta aberta ao mercado editorial. O concurso nacional, realizado nas categorias Conto, Romance e Poesia, é destinado a autores estreantes. Os vencedores são premiados com a publicação e distribuição do livro premiado, além de participarem de programações culturais promovidas nas unidades Sesc e em eventos específicos de literatura. Ricardo Mauricio Gonzaga venceu a categoria romance com “Bololô: gaiola vazia” e Patricia Souza de Lima na categoria contos com “A glória dos corpos menores.
Serviço
Quando: quinta-feira, dia 6, às 15h30min
Onde: Clube do Comércio (Andradas, 1085)
Classificação: adulto
Feminismo, Palavra e Resistência
Manuela D’Ávila, Márcia Tiburi , (Ninfa Morta - uma história do ódio às mulheres, Ed Planeta) e Lilian Rocha (Úmida, Ed Bestiário) partem da escrita como prática política para discutir os atravessamentos de gênero, raça e classe na experiência das mulheres brasileiras. O diálogo propõe uma reflexão sobre os limites e potências do feminismo no cenário atual, evidenciando a centralidade das vozes negras e a urgência de projetos coletivos comprometidos com justiça social .
Serviço
Quando: quinta-feira, dia 6, às 17h30min
Onde: Teatro Petrobras Carlos Urbim
Classificação: adulto
Lendo Dyonelio Machado em 2025: a atualidade de Os Ratos
Como pode uma novela escrita em 1935 ainda manter sua atualidade 90 anos após seu lançamento? É o que a roda de conversa quer responder, que também procura homenagear os 130 anos do nascimento de Dyonelio Machado. Escritor, médico e político, revela sua permanência tendo suas obras relançadas e reeditadas. O evento tem um final musical, com pocket show com o carismático e essencial Nelson Coelho de Castro.
Serviço
Quando: quinta-feira, dia 6, às 17h30min
Onde: Clube do Comércio (Andradas, 1085)
Classificação: adulto
Na sexta-feira (7 de novembro)
3ª Ciclo Preto Sou
A mostra de cultura negra Ciclo Preto Sou é uma iniciativa que objetiva o protagonismo e a manutenção das tradições culturais afrodescendente, com a participação de autores, artistas, entidades e coletivos negros, em atividades realizadas nos espaços e na programação da área infantil e juvenil da Feira do Livro de Porto Alegre. Confira a programação completa aqui.
Serviço
Quando: sexta-feira, dia 7, a partir das 9h
Onde: em diversos locais
Classificação: livre
Palestra Show “Transatlântico negro e o hip-hop”
A palestra musical vai além de entreter, ela é uma porta para a inclusão social. Chiquinho Divilas aborda a cultura hip-hop, sua linguagem e seus elementos (grafite – dança – dj – mc – conhecimento) e canta seus próprios raps e recita poesias, promovendo aos envolvidos um espaço de reflexão, contribuindo assim para a ressignificação das identidades, construindo valores, expectativas e sonhos.
Serviço
Quando: sexta-feira, dia 7, às 14h
Onde: Clube do Comércio (Andradas, 1085)
Classificação: adulto
A Revolução Farroupilha e o Silêncio de Porongos
Em “A Revolução Farroupilha e o Silêncio de Porongos”, Izabelle Valladares revisita um dos episódios mais marcantes do Brasil, revelando o apagamento histórico dos Lanceiros Negros, traídos após promessas de liberdade.
Serviço
Quando: sexta-feira, dia 7, às 15h
Onde: Clube do Comércio (Andradas, 1085)
Classificação: adulto
Mulheres e processos de criação nas artes e na literatura
Partindo da própria experiência como artistas e autoras, neste encontro a historiadora da arte e escritora Daniela Kern e a compositora, cantora e escritora Isabel Nogueira propõe uma conversa sobre os caminhos da criação em artes e na literatura, e sobre as oportunidades e desafios com que se deparam as mulheres quando optam por realizar obras de artísticas em variados campos.
Serviço
Quando: sexta-feira, dia 7, às 16h30min
Onde: Clube do Comércio (Andradas, 1085)
Classificação: adulto
No sábado (8 de novembro)
A Traça Biblió e o Poeta - brincando com os versos de Carlos Urbim
Protagonizada e dirigida por Dinorah Araújo, em montagem da Companhia Te-Atuar, por meio de recursos visuais e sonoros, a personagem Biblió vai contando sua história e dizendo, com o manuseio de brinquedos e livros, poemas do Caderno de Temas de Carlos Urbim, que falam do cotidiano dos guris e das gurias no mundo da escola e da família, como jogo de taco, pandorga, geografia, aritmética, papel de carta, namoro e bolinho de chuva.
Serviço
Quando: sábado, dia 8, às 11h
Onde: Teatro Petrobras Carlos Urbim
Classificação: infantil
Conversas Desviantes
Diálogo entre a artista, pesquisadora e professora da USP, Giselle Beiguelman (em cartaz nas Pinacotecas do MARGS com [Naturezas Desviantes] e Marcelo Leite, autor de "A ciência sagrada de Jurema", pela editora Fósforo
Serviço
Quando: sábado, dia 8, às 10h30min
Onde: Auditório do MARGS, Museu de Arte do Rio Grande do Sul. Praça da Alfândega, S/N
Classificação: adulto
A biblioteca fantasma, Ed Coragem
O erudito e bibliófilo argentino Alberto Manguel escreveu que, se reuníssemos todos os livros roubados, perdidos, queimados, mutilados ou censurados ao longo da história, poderíamos formar uma grande biblioteca fantasma. Seria uma coleção infinita, cujos exemplares teriam uma existência mais notável e duradoura exatamente por terem sofrido um atentado. Essa biblioteca fantasma existe no Peru. É uma coleção de títulos desaparecidos em uma espécie de maldição bíblica que inclui pilhagens, roubos e catástrofes. Com David Hidalgo, (Peru), e Ana Maria de Souza
Serviço
Quando: sábado, dia 8, às 14h
Onde: Clube do Comércio (Andradas, 1085)
Classificação: adulto
O São Jorge histórico — bate-papo com Eduardo Spohr, autor da trilogia "Santo Guerreiro"
A conversa explora a verdadeira história de São Jorge, conhecer a trajetória dele como capitão do exército romano e bater um papo com o autor Eduardo Spohr, que está lançando o romance "Santo Guerreiro: O Império do Leste", o último volume de uma série que se propõe a contar a biografia de São Jorge um dos mais importantes mártires da cristandade.
Serviço
Quando: sábado, dia 8, às 15h30min
Onde: Clube do Comércio (Andradas, 1085)
Classificação: adulto
Carta a um escritor latino-americano
Ironia, humor e, sobretudo, muita inventividade sobre arte, literatura, música e cotidiano. É isso que encontramos nestes contos. Há também a crítica debochada como no conto “Carta a um escritor latino-americano”, que dá título à obra, e brincadeiras com o próprio texto como em “Rotas” e “Entretidos”. Este é o primeiro livro de Leo Masliah publicado em português pela Ed Coragem.
Serviço
Quando: sábado, dia 8, às 16h30min
Onde: Clube do Comércio (Andradas, 1085)
Classificação: adulto
Poesia, o Colo das Palavras
Um encontro raro e comovente entre Bruna Lombardi e dois Patronos de Feiras do Livro diferentes , unidos pela poesia e pelo afeto, transformando palavras em gesto, verso em abraço. É um momento de amor e aconchego, em que a literatura se torna colo e memória, e o público testemunha a delicadeza de um diálogo entre gerações marcadas pela sensibilidade e pela força da escrita. Um evento em que poesia e vida se confundem, como se o amor tivesse voz e rima própria.
Serviço
Quando: sábado, dia 8, às 17h30min
Onde: Teatro Petrobras Carlos Urbim
Classificação: adulto
Erico Verissimo, 50 anos depois
Em sua vida e em sua obra, Erico Verissimo soube enfrentar os desafios humanos que se apresentaram, com posições políticas e estratégias literárias que sempre preservaram uma visada humanista. Com Carlos André Moreira, Jocelito Zalla, Manoel Madeira, Paula Ramos e mediação de Luis Augusto Fischer.
Serviço
Quando: sábado, dia 8, às 18h30min
Onde: Clube do Comércio (Andradas, 1085)
Classificação: adulto
No domingo (9 de novembro)
Literatura francesa na Feira do Livro
“Antes que eu esqueça” é o premiado romance de estreia de Anne Pauly, uma das vozes mais proeminentes da literatura francesa contemporânea. Inédito no Brasil e publicado originalmente em 2019, o livro foi sucesso de público e crítica, tendo recebido os prêmios literários Prix du Livre Inter e Prix Robert Walser.A obra, inspirada em vivência pessoal, parte da morte do pai para refletir sobre luto, memória e vínculos familiares. A narradora relata, com delicadeza e humor ácido, a cerimônia fúnebre, encontros e o esvaziar da casa paterna. Pauly cria um retrato íntimo e coletivo, sem clichês, revelando a força da memória e o que permanece em nós após a perda.
Serviço
Quando: domingo, dia 9, às 14h
Onde: Clube do Comércio (Andradas, 1085)
Classificação: adulto
A rebelião das Mães da Praça de Maio
O escritor argentino Ulisses Gorini apresenta, em dois volumes e pela primeira vez no Brasil, a história das Mães da Praça de Maio, Ed Coragem com tradução de Gabriela Petit e Laura Rossini dos Santos.
Serviço
Quando: domingo, dia 9, às 14h
Onde: Clube do Comércio (Andradas, 1085)
Classificação: adulto
Vozes e Memórias Amefricanas
Três escritoras que dialogam com a história e a memória da Diáspora negra nas Américas. Suas escritas descortinam vivências históricas e possibilitam a visibilidade da diversidade étnica e cultural que esse fato histórico proporcionou. Com Eliana Alves Cruz, Taiasmin Ohnmacht, Lilian Rocha e mediação de Ana dos Santos.
Serviço
Quando: domingo, dia 9, às 17h30min
Onde: Teatro Petrobras Carlos Urbim
Classificação: adulto
Milton Hatoum revisita memórias e identidades
Autor de clássicos da literatura contemporânea brasileira, como “Dois Irmãos” e “A Noite da Espera”, Milton Hatoum é um dos destaques da programação da Feira do Livro de Porto Alegre. Seu segundo romance, “Dois irmãos” (2000), foi adaptado para televisão, teatro e quadrinhos. Em sua obra marcada pelo hibridismo cultural e pela crítica social, o escritor amazonense aborda em suas narrativas questões como imigração, memória familiar e identidade.
Serviço
Quando: domingo, dia 9, às 17h30min.
Onde: Clube do Comércio (Andradas, 1085)
Classificação: adulto