Teatro Sarcáustico se despede dos palcos em "A Última Peça"

Teatro Sarcáustico se despede dos palcos em "A Última Peça"

Apresentação do grupo, ganhador de vários prêmios, ocorre a partir desta sexta em Porto Alegre

Correio do Povo

Após 15 anos, Teatro Sarcáutico irá se despedir dos palcos

publicidade

Um dos mais inventivos e representativos grupos da Capital, o Teatro Sarcáustico, ganhador de vários Prêmios Açorianos e Braskem, comemora 15 anos, no momento em que se despede dos palcos. Para celebrar a ocasião, estreia “A Última Peça”, nesta sexta-feira em Porto Alegre, às 20h, no Instituto Ling (João Caetano, 440), onde fica até 22 de junho, sempre sextas-feiras, 20h e sábados, às 18h. 

• "Os Saltimbancos - Em Busca da Liberdade" estreia em Viamão neste final de semana

Nostalgia, humor e interação digital são os ingredientes da montagem, com direção de Gabriela Poester. Daniel Colin, Guadalupe Casal e Ricardo Zigomático revisitam memórias e refletem o contexto vivido pelo coletivo. O clima de uma festa de debutantes é contraposto a questões pertinentes ao cotidiano dos artistas. A apresentação também faz uma crítica à sociedade espetacularizada, que sustenta a cultura do ridículo, o jogo de aparências e banaliza a teatralidade.

Ao contrário das recomendações que o espectador ouve ao entrar no teatro, na peça ele é aconselhado a deixar seu celular ligado, para receber informações e ter a chance de conversar com o elenco, através do WhatsApp. Dada esta característica, cada apresentação terá sua singularidade. 

• Festival Internacional de Dança de Porto Alegre começa nesta sexta

“Trabalhamos em cima da realidade que ultrapassou o teatro e foi para a vida, das fake news, em que não se sabe mais o que é realidade ou não, por causa do jogo da teatralidade no cotidiano”, diz Colin. O ator e diretor comenta que partiram da trajetória do Sarcáustico para pensar como e por que um grupo de teatro acaba no Brasil. Ele destaca que o grupo não terminou por desavença, e sim devido aos projetos individuais, que levam seus integrantes a outros lugares; e devido a políticas públicas que inviabilizam a manutenção do seu processo criativo. 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 23 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895