Nesta semana, a capital gaúcha recebe pela primeira vez a Expo Smart Fashion, um evento que reúne empresas, especialistas e marcas que estão redefinindo o futuro do varejo de moda no Brasil.
A programação acontece nos dias 29 e 30 de outubro, das 12h às 20h, no Centro de Eventos do BarraShoppingSul, em Porto Alegre, e será um ponto de encontro estratégico para profissionais que buscam soluções práticas e inovadoras para impulsionar seus negócios.
O evento organizado pela Glass Eventos visa promover soluções inteligentes para profissionais que atuam com moda, buscando caminhos mais sustentáveis para a construção de um mercado mais equilibrado, por meio do uso de ferramentas tecnológicas e inovadoras.
Com foco na integração entre moda, tecnologia e sustentabilidade, o encontro foi idealizado para criar conexões entre fornecedores, consultores, startups, plataformas digitais, prestadores de serviço e varejistas.
Mais do que uma feira comercial, a Expo Smart Fashion é um ambiente de imersão em conteúdo aplicado e networking, voltado a empresários, gestores, consultores, estilistas, lojistas, fabricantes, jornalistas, e profissionais do ecossistema da moda.
Entre os palestrantes Giuliny Shauer (fundador da Shauer, criador de conteúdo e estrategista de negócios), Morango Gomes (Mestre em IA para o varejo de moda) e Arcione Piva (Presidente Sindilojas). A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e de Turismo de Porto Alegre participará com estande onde apresentará 15 marcas de moda autoral da cidade.
Serão abordados conteúdos e diretrizes sobre comportamento de consumo, macro e micro tendências na moda; a moda autoral; o futuro dos negócios de moda sob o ponto de vista da sustentabilidade econômica, social, ambiental e geração de valor às marcas. Inovações e soluções tecnológicas para acelerar processos e resultados em vendas e estratégias para inovar na experiência de consumo do cliente e se diferenciar da concorrência também estão na programação.
Os conteúdos serão distribuídos em cinco trilhas do conhecimento: expositores, palestras, consultorias, oficinas e workshops. Ao longo dos dois dias, os participantes terão acesso a palestras, consultorias práticas, experiências e exposição de marcas e soluções do setor.
Confira mais informações sobre programação e ingressos neste link.
- 8 lugares para curtir o Halloween em Porto Alegre
- 4 tendências que vão bombar no Verão 2026, segundo os últimos lançamentos da moda brasileira
- Conheça as marcas gaúchas que levam o Sul para as passarelas do SPFW
Conteúdos estratégicos em quatro eixos temáticos
A programação está distribuída em quatro eixos temáticos que refletem os principais desafios e transformações do varejo de moda:
Sustentabilidade: novos modelos de produção, ESG, fashion circular e consumo responsável;
Tecnologia para vendas: e-commerce, CRM, omnichannel, inteligência artificial e dados;
Inovação: aceleração de negócios, marcas 4.0 e novos modelos de gestão;
Tendências: comportamento do consumidor, design, branding e futuro do mercado.
Além do foco em desenvolvimento de negócios, a Expo Smart Fashion também apoia causas de impacto social, direcionando 10% do valor arrecadado com ingressos não promocionais será ao Instituto IMAMA (Instituto da Mama do Rio Grande do Sul), referência nacional na prevenção e combate ao câncer de mama.
