Buscas por brechós e roupas alugadas crescem entre os brasileiros na internet, aponta pesquisa

Buscas por brechós e roupas alugadas crescem entre os brasileiros na internet, aponta pesquisa

Levantamento da Semrush analisou como está a consciência ambiental dos consumidores em 2023

Correio do Povo

Pesquisa analisou que moda circular vem sendo uma alternativa bastante pesquisada pelos brasileiros na internet

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A sustentabilidade na moda emergiu como um imperativo crucial em resposta aos desafios ambientais e sociais associados à indústria nos últimos anos. Isso acontece, principalmente, devido aos danos causados ao mundo com a fabricação das peças. Segundo o relatório Fios de Moda, uma única calça jeans com fibra de algodão pode emitir até 24.8 kg de CO2 e gastar cerca de 5.2 mil litros de água, desde o plantio da fibra até o pós-consumo. De acordo com um novo levantamento da Semrush, plataforma de marketing digital especializada em visibilidade online, em resposta a esses índices, a população tem se mostrado mais consciente com suas escolhas.

A pesquisa analisou que moda circular vem sendo uma alternativa bastante pesquisada pelos brasileiros na internet. Entre setembro de 2022 e setembro de 2023, as buscas pelo termo “brechó perto de mim” registraram um crescimento de 175%, enquanto “brechó roupas usadas baratas” teve um aumento de 128.6%.

No mesmo período, as pesquisas por “aluguel de roupas” aumentaram 50%. Isso reforça um outro levantamento da empresa, divulgado em novembro, que apontou que os termos relacionados à sustentabilidade e mudanças climáticas ficaram em primeiro lugar no ranking de questões sociais mais pesquisadas no Brasil em 2023, com uma média de 1.58 milhões de buscas mensais

“Os brechós têm se destacado como uma alternativa sustentável e econômica para os consumidores conscientes, proporcionando uma maneira única de adquirir roupas estilosas e de qualidade a preços acessíveis. Esse movimento está alinhado com a crescente preocupação ambiental, uma vez que a compra de peças usadas contribui para a redução do desperdício têxtil e para a promoção da moda circular.”, explica Erich Casagrande, líder de marketing da Semrush no Brasil.

Além disso, as pessoas também estão pesquisando por novas peças que não impactam tanto o meio ambiente. Segundo um estudo da Opinion Box, 43% dos brasileiros dão preferência a marcas de roupas, sapatos e acessórios que desenvolvam ações sustentáveis. A Semrush analisou que as buscas por “marcas de roupas sustentáveis” tiveram um crescimento de 466.7% em 2023.

“À medida que a consciência ambiental cresce, os consumidores e os principais players do setor estão reexaminando práticas e adotando abordagens mais sustentáveis. Isso inclui a redução do desperdício, a utilização de materiais eco-friendly, a implementação de processos de produção éticos e a promoção da transparência ao longo da cadeia de suprimentos”, finaliza Casagrande.


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