Com a proposta de provocar reflexões sobre autoconhecimento e novos momentos da vida, a psicóloga gaúcha Paula Pereira criou o “Cartas de Insight”. Lançado pela Editora Saberes Sistêmicos, e de sua autoria, o baralho conta com mais de 100 cartas que, à luz da ciência e da psicologia, propõem ao leitor questionamentos profundos sobre sentimentos e motivações.
Cada carta é baseada em diferentes situações da realidade. Todas elas, garante a profissional, foram vivenciadas por ela e/ou pelas pessoas que ela atende durante as sessões de terapia.
- Cientistas gaúchas recebem a maior certificação internacional em toxicologia
- Quem é a gaúcha que pode representar os jovens na COP30?
- "Quem cuida de quem cuida?" Lideranças femininas desafiam e inspiram no South Summit
A proposta do projeto de Paula Pereira será tema de uma palestra gratuita no dia 21 de maio, quarta-feira, às 19h, no Café Fon Fon (rua Vieira de Castro, nº22). No evento, que ganhou o nome de “Tá tudo nas cartas”, a psicóloga vai apresentar as potencialidades da sua publicação. Dois artistas vão representar, de forma criativa, como usar de maneira terapêutica essa “sacudida” a seu favor. Ao término do evento, tem confraternização e sessão de autógrafos.
“Antes de escolher uma das cartas do baralho, a pessoa se concentra em si mesma, se posiciona de forma presente e coloca uma intenção. Ao tirar a sua mensagem, ela encontra um título, um tópico e, na sequência, uma pergunta para reflexão. Cada uma vai ter seu entendimento de acordo com seu momento de vida ou questão a ser pensada. Lhe é dada a chance do conhecimento de si mesma, de entender verdades escondidas e de descobrir novas perspectivas para resolver uma situação”, afirma Paula.
