Descubra como empreender e driblar a alta nos preços nesta Páscoa
Apesar dos desafios, datas sazonais podem se tornar boas oportunidades de renda e crescimento no setor gastronômico

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Empreender em datas sazonais, especialmente no setor gastronômico, pode ser uma excelente oportunidade para aumentar a renda. No entanto, é necessário ficar atento a desafios, como a alta nos preços dos produtos típicos e a concorrência acirrada. O caminho para obter sucesso em períodos sazonais está no planejamento antecipado.
Essa organização é essencial para qualquer negócio de sucesso no ramo da gastronomia, seja um restaurante, padaria, serviço de catering ou empreendimento de delivery, segundo o coordenador de Gastronomia da Universidade Santo Amaro (Unisa), Pedro Gustavo Sponton. “Um planejamento estratégico garante eficiência, otimiza recursos e maximiza os lucros”, esclarece.
Para garantir o sucesso do empreendimento, é fundamental elaborar um calendário sazonal detalhado, identificando as datas comemorativas relevantes, como Páscoa, Dia das Mães, festas juninas, Natal e Ano Novo. Em seguida, elabore um cardápio temático especial para cada data, com pratos e bebidas que remetam à celebração, despertando o interesse dos clientes.
A compra estratégica dos ingredientes é crucial. Antecipe-se para evitar a alta nos preços, que geralmente ocorre próximo às datas comemorativas, e garanta a disponibilidade dos produtos necessários para atender à demanda. Planeje a logística de produção e entrega com cuidado, otimizando os processos para atender ao aumento da demanda e garantir a satisfação dos clientes.
Uma boa maneira de lidar com o aumento dos preços de produtos típicos é fazer compras antecipadas. Pedro Gustavo sugere que se priorize fornecedores menores, que oferecem produtos frescos e de qualidade, além de ajudar a diminuir os custos de transporte e apoiar o comércio local. “Utilize produtos da estação, que são mais baratos e saborosos, aproveitando o melhor que cada época do ano tem a oferecer ”, recomenda.
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Além disso, a criatividade também é uma forte aliada na hora de criar pratos saborosos e diferenciados com ingredientes mais acessíveis. “Surpreenda seus clientes com combinações inovadoras e irresistíveis. Além disso, evite o desperdício reaproveitando ingredientes e criando pratos com as sobras. Essa prática não só reduz custos, mas também demonstra responsabilidade e sustentabilidade”, orienta.
No competitivo mercado da gastronomia, a adoção de estratégias de vendas eficazes é crucial para o sucesso e a longevidade de qualquer negócio. Não apenas impulsionando o faturamento, essas técnicas desempenham papel fundamental na construção de uma marca forte, fidelização de clientes e otimização da experiência gastronômica.
“O sucesso no empreendedorismo sazonal exige planejamento, criatividade, flexibilidade e conhecimento. Estude a fundo a área, pratique e dedique-se ao negócio. Dessa forma, estará preparado para aproveitar ao máximo as oportunidades e conquistar seus clientes”, conclui Pedro Gustavo.