Moda no digital: como transformar sua loja de roupas em um e-commerce de sucesso
Setor fashion é um dos grandes protagonistas do e-commerce e pode alcançar bons resultados aliado a estratégias de marketing digital

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Em 2024, o e-commerce brasileiro movimentou R$ 204 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOMM). Dentro desse universo, o setor de moda e acessórios segue como um dos grandes protagonistas, refletindo a consolidação das vendas digitais como estratégia-chave para empreendedores da área. Mas como se destacar nesse mercado cada vez mais competitivo?
Transformar uma loja física em um negócio online de sucesso exige mais do que apenas a migração para o ambiente digital. É essencial entender as particularidades do setor e se adaptar às novas demandas do mercado online.
De acordo com Diego Dornelles, professor de Marketing do Senac EAD, o setor de moda é altamente dinâmico e sazonal, o que impacta diretamente nas estratégias do e-commerce.
Ele destaca que entender o comportamento do consumidor, investir em boas imagens, ter uma comunicação clara e dominar estratégias de marketing digital são pilares fundamentais para o bom desempenho de uma loja virtual.
“O visual conta muito. Fotos bem-produzidas e descrições detalhadas fazem toda a diferença. E o atendimento, aliado a uma política de trocas transparente, ajuda a fidelizar o cliente”, afirma.
📲 Da vitrine física à digital: a moda nas redes sociais
A construção de marca e o posicionamento nas redes sociais também ganharam força no universo fashion. Para o especialista, influenciadores digitais, vídeos e blogs com dicas de estilo se tornaram ferramentas importantes para criar conexão com o público e gerar tráfego orgânico.
“As pessoas querem ver como a peça fica no corpo, como ela pode ser usada no dia a dia. Mostrar isso nas redes sociais é uma forma de contar histórias e inspirar o consumidor”, argumenta.
Além disso, campanhas de e-mail marketing, anúncios segmentados e produção de conteúdo relevante ajudam a manter o cliente interessado e engajado. “Não é só sobre vender, é sobre criar relacionamento. E o marketing digital permite que isso aconteça de forma personalizada e mensurável”, destaca o professor.
Desse modo, a publicação de imagens e vídeos de alta qualidade em plataformas como Instagram, TikTok e Pinterest também é uma ótima estratégia para mostrar produtos e contar histórias. Ter um blog com dicas de moda ajuda no ranqueamento em mecanismos de busca (como o Google, por exemplo) e atrai tráfego orgânico para o seu site.
“Produzir anúncios segmentados em redes sociais e no Google Ads ajuda a atrair mais visitantes qualificados para sua loja. E utilizar campanhas de e-mail marketing através de uma boa lista de contatos e e-mails bem escritos pode ajudar na retenção de clientes e no aumento de vendas”, acrescenta Diego.
💻 E-commerce é acessível, mas exige preparo
A ideia de que abrir um negócio digital é mais simples e barato do que uma loja física tem um fundo de verdade, mas não elimina os desafios. “Embora o custo com aluguel e estrutura física seja menor, o investimento em tecnologia, marketing e logística é essencial”, ressalta o especialista.
Outra informação compartilhada pelo professor reforça que o marketing digital é essencial para o crescimento de qualquer e-commerce, pois ele coloca sua loja na frente das pessoas certas no momento certo. Além disso, permite segmentação, fato que necessita de audiências, personalização da comunicação e análise de dados para tomada de decisões estratégicas.
Já o marketing de conteúdo cria conexão e autoridade, fazendo o público enxergar a marca como uma referência, resultando em maior fidelização e recorrência de compras. Afinal, o cliente precisa confiar na marca antes de comprar.
Outro ponto de atenção é a gestão de estoque, que precisa ser eficiente e ágil. Com esse entendimento, o professor recomenda que os novos empreendedores comecem o negócio com um estoque enxuto, tenham fornecedores confiáveis e utilizem sistemas de gestão para prever demandas e evitar rupturas. Para negócios maiores, centros de distribuição terceirizados podem ajudar a reduzir custos e prazos de entrega.
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👗 5 passos para começar no e-commerce de moda
Para quem quer empreender no setor e ainda não sabe por onde começar, Diego lista cinco passos práticos:
• Defina seu nicho: escolha um estilo principal, como moda fitness, plus size, infantil etc.;
• Escolha uma plataforma de e-commerce: avalie funcionalidades e custo-benefício;
• Invista em boas fotos e descrições: essa é a vitrine digital do seu negócio;
• Implemente estratégias de marketing digital: conteúdo, anúncios e parcerias;
• Estabeleça logística eficiente com controle de estoque, entrega rápida e trocas claras.