Organização financeira como primeiro item na lista dos empreendedores

Organização financeira como primeiro item na lista dos empreendedores

Lu Brito aponta caminhos práticos para iniciar 2025 com mais estabilidade e planejamento

Lu Brito
Organizar-se financeiramente é uma forma de transformar sonhos em realidade

Organizar-se financeiramente é uma forma de transformar sonhos em realidade

publicidade

O empreendedorismo continuará a ser uma força da economia global em 2025, com avanços significativos. É claro que meu desejo para todos nós é o caminho da organização financeira e do fluxo de caixa, que tantos especialistas falam, mas a nossa realidade é totalmente outra.

Minha coluna para encerrar dezembro não poderia ser outro assunto, ainda mais nesse momento em que estamos: na fase do caderninho e da lista do que manter ou descartar em 2025.

Eu sei que é nesse momento que bate aquela tristeza em pensar “nossa, trabalhei tanto e cheguei no final do mês sem o fluxo de caixa desejado”. Por vezes, sem dinheiro para investir já no primeiro bimestre na empresa, frustração total, culpa, desespero e aquela promessa de que no próximo ano vamos mudar isso. Se identificou? Então, estou no caminho certo.

Empreendo há mais de nove anos e sei da importância da organização, mesmo ainda não tendo alcançado a saúde financeira da minha empresa a ponto de tirar férias “totalmente off”. Por isso, tenho observado algumas coisas que fazem diferença quando temos dinheiro para investir em nosso próprio negócio.

Em 2025, vamos seguir enfrentando desafios, como inflação, oscilações cambiais e taxas de juros elevadas, é o que diz o mercado. E a saúde financeira da sua empresa será o pilar para resistir a essas variações que tanto nos assombram diariamente.

Investimentos em tecnologia, como inteligência artificial e automação, são praticamente obrigatórios para se manter competitivo. Mas calma. Quando falamos em inovações tecnológicas, não é algo tão distante como pensamos. A automação nos processos, desde o atendimento ao cliente no aplicativo de mensagens até a entrega do nosso produto ou serviço, nos permite olhar para outras frentes. Não aplicando investimento nisso, se torna mais um fechamento de ano inviável.

Entre as iniciativas, é importante criar um plano financeiro detalhado. E eu estou aqui fazendo o meu, da mesma forma que trago como solução nesse texto. Você pode incluir projeções de receita, custos, investimentos e reserva de emergência. Utilize o recurso mais simples de planilhas para o dia a dia. Não precisa ter um mega programa, mas comece com o básico, que funciona da mesma forma. Empresas com uma base financeira sólida podem lutar de igual para igual no mercado.

Veja Também

Você, pequeno empreendedor, pode se organizar com seus produtos e serviços para as datas sazonais, como Páscoa e Dia das Mães, já visando o calendário do primeiro trimestre, que tem as datas mais importantes em volume de vendas. Trabalho e inovação passam exatamente por essas mudanças básicas, mas que precisam começar. Outro passo importante é procurar um especialista em finanças. Tenho certeza que na sua rede você conhece alguém que pode te ajudar.

Faço aqui o meu compromisso com vocês: ao final do primeiro semestre, vou voltar a falar sobre o assunto e mostrar como foi a minha mudança por aqui, combinado?

Fechamos o ano com esse tema, que considero importante para todo empreendedor e empreendedora. Almejo, de verdade, que tenhamos períodos de férias como merecemos, já que dormimos e acordamos pensando em nosso negócio.

Não poderia deixar de fechar dando a dica: avalie se seu negócio é rentável, se está de fato gerando receita e se ainda faz sentido para você. Precisamos mudar a cultura de que se fechamos um negócio é porque somos incompetentes. Na cultura do ecossistema de inovação, voltado para startups, a ideia é: se não deu certo, fecha e pensa em outro negócio que gere receita. “Apaixone-se pelo problema, e não pela solução.”

Organizar-se financeiramente é uma forma de transformar sonhos em realidade. Em 2025, essa habilidade será o diferencial para empreendedores que desejam prosperar em um mercado competitivo. Feliz Ano Novo a todos que prestigiam o trabalho.


Lu Brito é mãe, empreendedora há mais de nove anos e CEO do espaço kids Gurizada Faceira. Atua como gestora de projetos e comunidade no ecossistema de inovação, gestora de projetos na B2Mamy e mentora de startups. Também é líder de inovação e articulação na Odabá - Associação de Afroempreendedores do RS.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895