Fórmula 1 influencia a moda e dita a tendência queridinha do momento
Marina Käfer apresenta trend inspirada no automobilismo, que está reconquistando seu sucesso entre as novas gerações

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A tendência “racer core” ou “motorsport aesthetic” (estética do automobilismo, na tradução para o português) vem trazendo o fenômeno do automobilismo para grandes marcas da moda, que estão criando coleções colaborativas (as “collabs”), como Tommy Hilfiger x Mercedes-AMG e Puma x Ferrari, lançamentos que ajudaram a popularizar a estética.
O que também reforça a procura crescente pelo tema e a popularidade da Fórmula 1 entre os jovens são as séries como “Drive to Survive” e o grande sucesso “Senna”, ambas na Netflix. Com a fama da produção que homenageia o piloto brasileiro, a estética das peças esportivas com logomarcas, o estilo da famosa jaqueta vermelha da McLaren e o boné azul usado por Ayrton Senna na década de 90 têm conquistado cada vez mais o gosto popular e dominado o guarda-roupa dos fashionistas.
A tendência da Fórmula 1 inclui elementos como:
️️️️🏎️️️️ Macacões racing adaptados para o dia a dia, em versões mais urbanas, com bolsos utilitários e tecidos mais fluidos e frescos;
🏁 Estampas com logotipos de marcas de corrida ou patrocínios, que ganham espaço em diversas peças, como camisetas, jaquetas, tops e bolsas;
️️🏎️️ Cores vibrantes, como vermelho, amarelo e azul, referências das grandes marcas, são combinadas com preto e branco, que representam a bandeira que finaliza a corrida;
🏁 Detalhes que incluem listras, faixas refletivas e acabamentos esportivos em bonés, bolsas, tênis.
E o detalhe que trás esse aspecto da velocidade é os acessórios como bonés, luvas e óculos com pegada futurista.
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O Puma Speedcat, apontado como o tênis da Geração Z, foi o mais vendido neste final de ano de 2024, o que também mostra a influência da estética “racer core”. Esse tênis foi desenvolvido para o automobilismo, assim como o Samba, da Adidas, o tênis do ano, que também foi desenvolvido para a prática de esportes.
É curioso saber que o Samba foi criado em 1950 e tem esse nome porque a Copa do Mundo foi sediada no Brasil. Esse mesmo tênis também acaba sendo um queridinho dos fãs de Fórmula 1, pois a Adidas era a marca que calçava Ayrton Senna.
E você, gostou? Já está usando alguma dessas peças? Beijos e até próxima.
Marina Käfer é formada em Design de Moda e pós-graduada em Comportamento do Consumidor e Moda, Mídia e Mercado. Já foi professora consultora de varejo em instituições como Senac e Sebrae. Tem especializações em styling, jornalismo de moda e visagismo, com experiência no mercado plus size.