Fórmula 1 influencia a moda e dita a tendência queridinha do momento

Fórmula 1 influencia a moda e dita a tendência queridinha do momento

Marina Käfer apresenta trend inspirada no automobilismo, que está reconquistando seu sucesso entre as novas gerações

Marina Käfer
Séries inspiradas no cenário do automobilismo popularizam peças da estética

Séries inspiradas no cenário do automobilismo popularizam peças da estética "racer core"

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A tendência “racer core” ou “motorsport aesthetic” (estética do automobilismo, na tradução para o português) vem trazendo o fenômeno do automobilismo para grandes marcas da moda, que estão criando coleções colaborativas (as “collabs”), como Tommy Hilfiger x Mercedes-AMG e Puma x Ferrari, lançamentos que ajudaram a popularizar a estética.

O que também reforça a procura crescente pelo tema e a popularidade da Fórmula 1 entre os jovens são as séries como “Drive to Survive” e o grande sucesso “Senna”, ambas na Netflix. Com a fama da produção que homenageia o piloto brasileiro, a estética das peças esportivas com logomarcas, o estilo da famosa jaqueta vermelha da McLaren e o boné azul usado por Ayrton Senna na década de 90 têm conquistado cada vez mais o gosto popular e dominado o guarda-roupa dos fashionistas.

A tendência da Fórmula 1 inclui elementos como:

️️️️🏎️️️️ Macacões racing adaptados para o dia a dia, em versões mais urbanas, com bolsos utilitários e tecidos mais fluidos e frescos;
🏁 Estampas com logotipos de marcas de corrida ou patrocínios, que ganham espaço em diversas peças, como camisetas, jaquetas, tops e bolsas;
️️🏎️️ Cores vibrantes, como vermelho, amarelo e azul, referências das grandes marcas, são combinadas com preto e branco, que representam a bandeira que finaliza a corrida;
🏁 Detalhes que incluem listras, faixas refletivas e acabamentos esportivos em bonés, bolsas, tênis.

E o detalhe que trás esse aspecto da velocidade é os acessórios como bonés, luvas e óculos com pegada futurista.

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O Puma Speedcat, apontado como o tênis da Geração Z, foi o mais vendido neste final de ano de 2024, o que também mostra a influência da estética “racer core”. Esse tênis foi desenvolvido para o automobilismo, assim como o Samba, da Adidas, o tênis do ano, que também foi desenvolvido para a prática de esportes.

É curioso saber que o Samba foi criado em 1950 e tem esse nome porque a Copa do Mundo foi sediada no Brasil. Esse mesmo tênis também acaba sendo um queridinho dos fãs de Fórmula 1, pois a Adidas era a marca que calçava Ayrton Senna.

E você, gostou? Já está usando alguma dessas peças? Beijos e até próxima.


Marina Käfer é formada em Design de Moda e pós-graduada em Comportamento do Consumidor e Moda, Mídia e Mercado. Já foi professora consultora de varejo em instituições como Senac e Sebrae. Tem especializações em styling, jornalismo de moda e visagismo, com experiência no mercado plus size.


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