Como criar um lar mais aconchegante nos dias frios

Como criar um lar mais aconchegante nos dias frios

Iluminação de cor quente é uma das possibilidades para tornar o espaço acolhedor

Correio do Povo

Almofadas de tecidos felpudos, de lã ou flanelados trazem um toque macio

publicidade

O inverno proporciona o cenário ideal para aproveitar o conforto do lar. Seja para ver um filme, ler um livro, tomar um bom vinho ou apenas relaxar, o importante é viver o melhor dessa estação. Esses momentos podem ficar ainda melhores se a casa tiver uma decoração que proporcione o bem-estar e o acolhimento. Por isso, os especialistas da Yamamura, empresa especialista em iluminação, trazem dicas para tornar o ambiente mais aconchegante nos dias frios. Confira:

Viva o natural

Criar um mix de elementos naturais como madeira, couro, fibras, palhinhas e plantas diversas pode gerar uma atmosfera agradável nos ambientes. Para aqueles que preferem pontos de cor, também é possível incluir tons vibrantes para dar alegria, principalmente em peças decorativas ou em um cantinho especial.

A composição por meio de diferentes elementos proporciona um clima leve e acolhedor | Foto: Emerson Rodrigues / Divulgação / CP

Decoração

Sempre busque elementos que tragam a sensação de calor, como almofadas, tapetes, mantinhas, sofás, poltronas e acessórios com tecidos mais felpudos e quentes. Também abuse dos tons terrosos, amadeirados, ou mais escuros, que além de elegantes, também combinam com a estação.

A luminária de piso em madeira contribui com a iluminação nos momentos de leitura | Foto: Emerson Rodrigues / Divulgação / CP

Veja Também

Luzes

Falando de inverno, a temperatura de cor branco quente (2700K a 3000K) é essencial para garantir a sensação de conforto, principalmente em quartos, salas e demais áreas de convivência. Outra dica é utilizar a iluminação indireta (mais suave), a partir de plafons ou sancas de gesso iluminadas.

Também é possível criar o efeito “meia luz”, com peças como arandelas, abajures e spots em pontos estratégicos. Aliás, luminárias dimerizáveis (aquelas que controlam a intensidade da luz) são muito bem-vindas.

Dê preferência para peças de iluminação com cúpulas, como abajures | Foto: Emerson Rodrigues / Divulgação / CP

Iluminação por tipo de espaço

Sala de estar: muito versátil, a sala permite a realização de várias atividades em família, assim como a escolha entre diversos artigos. Lustres, pendentes ou plafons com luzes indiretas ou difusas são ótimas para aumentar a sensação aconchego. Luminárias de piso, mesa ou arandelas com efeitos de luz similares também são opções para uma iluminação mais intimista nos cantinhos de leitura ou descanso.

Sala de jantar: lustres e pendentes são sempre muito elegantes no espaço. Invista em peças com acabamentos em madeira ou cobre para tornar o ambiente ainda melhor.

Sala de jantar com a presença de madeira em móveis, na luminária e no painel | Foto: Emerson Rodrigues / Divulgação / CP

Quarto: abajures, pequenos pendentes, luminárias de piso ou arandelas em madeira, metal ou tecido trazem muito romantismo ao décor do quarto. Uma luz gostosa, de preferência com uma peça dimerizável, colabora para o momento que antecede ao sono.

Tons neutros e iluminação indireta contribuem para uma atmosfera de relaxamento | Foto: Emerson Rodrigues / Divulgação / CP

Cozinha e área gourmet: utilize plafons para a iluminação geral, além de pendentes nas bancadas americanas. Peças na cor terracota ou em madeira tem tudo a ver com o clima da estação. Fitas de led instaladas junto à marcenaria também tornam o ambiente mais bonito e funcional.

Nessas áreas, em especial, dê preferência à luz de temperatura branco neutro (4000K), que é um meio termo entre o branco frio (5000K a 6500K - geralmente usado nessas áreas de atividades culinárias) e o branco quente (2700K a 3000K - que promove a sensação de relaxamento), mas não é tão indicada para espaços de trabalho, que necessitam de maior foco e atenção.

Escritório em casa | Foto: Emerson Rodrigues / Divulgação / CP

Home office: aposte em luminárias de mesa que proporcionam conforto visual. Conte também com outras peças, como as luminárias centrais – que realizam a iluminação principal do ambiente (caso de plafons, trilhos com spots, lustres e pendentes). Assim como no tópico anterior, a recomendação é por uma luz de temperatura neutra (4000K), que contribui com a concentração, mas mantém o bem-estar.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895