Evento no Vale dos Vinhedos oferece experiências enogastronômicas neste sábado

Evento no Vale dos Vinhedos oferece experiências enogastronômicas neste sábado

“Despertar do Vale” reúne vinícolas, restaurantes, expositores setoriais e atrações artísticas em Bento Gonçalves

Correio do Povo

Festival reúne mais de 30 estabelecimentos, entre vinícolas, restaurantes e empreendimentos setoriais

publicidade

Quem gosta de apreciar um bom vinho e gastronomia de qualidade terá um evento gratuito para visitar no Vale dos Vinhedos. A terceira edição do “Despertar do Vale” vai ocorrer neste sábado, em Bento Gonçalves, das 10h à meia-noite. Mais de 30 estabelecimentos, entre vinícolas, restaurantes e empreendimentos setoriais, vão marcar presença.

Quem passar pelo local vai encontrar uma variedade de vinhos e espumantes – muitos distinguidos pelo selo Denominação de Origem Vale dos Vinhedos – e pratos que mesclam a culinária típica e a cozinha italiana. Outro destaque são os itens agroindustriais, como queijos e embutidos, cosméticos à base de uva e arte em cerâmica. O festival é promovido pela Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale).

“O Despertar é uma oportunidade que valoriza nossos associados e compartilha com o público os valores embutidos nos produtos fabricados por eles, mostrando a excelência que baliza os estabelecimentos inseridos no Vale”, diz o presidente da Aprovale, Ronaldo Zorzi.

Arte e cultura na programação

O “Despertar do Vale” também terá atrações culturais e artísticas. Uma delas promete mostrar a cultura dos imigrantes de forma divertida: a etapa Vale dos Vinhedos dos Jogos Coloniais promovidos pela 19ª Fenavinho. A atração coloca moradores do distrito competindo em provas como arremesso de queijo e corrida de carriola. Os vencedores se classificam para a etapa final, quando os quatro distritos de Bento Gonçalves se enfrentam para definir, em junho, quem será o campeão.

O evento ainda terá quatro shows. A dupla Maurício & Roger inicia as atividades musicais às 11h30, com um set acústico. Às 17h, as cantoras Fran Duarte e Tatiéle Bueno celebram a bossa nova. A Trindade Sonora se apresenta a partir das 19h30, mostrando sons autorais e clássicos do rock e da MPB nacional. Para fechar, o 2 por Litro faz um show às 21h repleto de clássicos do rock internacional. O “Despertar do Vale” acontecerá na Capela das Almas (Linha 6 da Leopoldina). Caso chova, será transferido para o dia 13 de abril.

Veja Também

Confira as vinícolas participantes:

Ales Victoria, Amitié Espumantes e Vinhos, Audace Wine, Bodega Czarnobay, Casa Valduga, Chamon Garbin Vinhos Clássicos, Dom Elizário, Famiglia Tasca Sucos e Geleias, Lídio Carraro Vinícola Boutique, Maison Forestier, Miolo Wine Group, Peculiare Vinhos Únicos, Pizzato Vinhas e Vinhos, Vinhedos Capoani, Vinhos Don Laurindo, Vinhos Larentis, Vinícola Almaúnica, Vinícola Barcarola, Vinícola Cave do Sol, Vinícola Dom Cândido, Vinícola Santa Bárbara, Vinícola Torcello e Vinícola Videiras Carraro.

Confira os restaurantes participantes:

• Alitália Posto per Mangiare: nhoque de batata com molho vermelho e semente orgânica, nhoque de batata à bolonhesa e nhoque de farinha de casca de uva ao molho quatro queijos;

• Giordani Gastronomia Cultural: entrecot com polenta, galeto com polenta, massa com galeto;

• La Vigna Especialidades Regionais: sanduíche de baguete com lombo defumado, sanduíche de baguete de presunto cru, grostoli e café;

• Osteria Del Valle: tortélli de moranga com batata doce ao molho de cogumelo porcini e escalopes de filé mignon; e espaguete artesanal feito na hora com ragu de linguiça suína defumada;

• Pipas Terroir: risotos;

• Ristorante Di Bartolomeu: pizza napolitana, sabores calabresa, copa e figo e marguerita

• Sabrage Jardim: tábua de frios.

Setoriais:

Azeites Origem Pampa (azeite); Atelier Refúgio da Colina (arte em cerâmica); Casa Madeira (sucos, geleias e antepastos), Devorata Trufas Artesanais (trufa com sorvete); Queijaria Valbrenta (queijos e embutidos) e Vinhedos Pharma (cosméticos e acessórios).


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895