Cada vez mais presentes nas prateleiras e nas rotinas de cuidados com a pele, os séruns se tornaram queridinhos do skincare por reunir altas concentrações de ativos em texturas leves, capazes de entregar resultados visíveis em pouco tempo. Mas, afinal, para que servem esses produtos e como escolher a melhor forma de incluí-los no skincare diário?
A médica dermatologista Aline Vieira explica que “os séruns são aliados valiosos na rotina de cuidados, pois suas fórmulas concentradas permitem que os ativos atuem mais profundamente, potencializando os efeitos de outros produtos e tratamentos”.
Com fórmulas desenvolvidas para atender necessidades específicas — como hidratação, uniformização, controle da oleosidade ou prevenção dos sinais na pele —, os séruns atuam de forma direcionada e eficaz. Sua textura fluida favorece a absorção e prepara a pele para receber melhor os demais produtos da rotina.
“Com a escolha certa, é possível garantir uma rotina que prepara a pele para receber os demais produtos de skincare, potencializando os resultados e contribuindo para uma pele saudável, equilibrada e protegida ao longo do tempo”, completa Aline.
Benefícios e tipos de séruns
Os séruns oferecem soluções específicas para diferentes objetivos, combinando eficácia e rápida absorção. Segundo orientações de especialistas da Cetaphil, a escolha deve considerar o tipo de pele e a necessidade principal de tratamento. Entre os principais tipos e benefícios, estão:
• Antioxidantes (vitamina C e lírio do mar): combatem os radicais livres gerados por poluição, sol e estresse, protegendo a pele contra danos celulares e ainda promovendo luminosidade e uniformidade do tom;
• Clareadores (niacinamida): reduzem manchas e marcas de acne e sinais de pigmentação, além de fortalecer a barreira cutânea e suavizar vermelhidão;
• Hidratantes (ácido hialurônico e pantenol): proporcionam hidratação profunda e prolongada, suavizam linhas finas e devolvem o viço;
• Anti-idade (peptídeos): estimulam a produção de colágeno e elastina, prevenindo e reduzindo linhas finas e rugas, promovendo uma aparência mais firme e rejuvenescida;
• Controle de oleosidade e acne (ácido salicílico): promove esfoliação suave, desobstruindo poros, prevenindo cravos e espinhas e ajudando a equilibrar a produção de sebo, ideal para peles oleosas ou com tendência acneica.
“Além disso, muitos séruns combinam diferentes ativos, permitindo tratar mais de uma necessidade ao mesmo tempo, como hidratação, proteção antioxidante e prevenção de sinais de envelhecimento. Essa versatilidade faz deles aliados poderosos na rotina diária de cuidados com a pele”, explica a médica.
Como incluir os séruns na rotina?
A ordem de aplicação dos produtos ainda gera dúvidas entre quem pratica o skincare diariamente. Um dos jeitos mais comuns é usar o sérum logo antes do hidratante e do protetor solar, como faz a influenciadora de beleza Mirella Qualha.
“Sinto que ele deixa o meu rosto mais uniforme e luminoso, com aquele efeito de glass skin, além de preparar a pele para potencializar os demais produtos. Percebi que, seguindo essa ordem, a absorção é melhor, a pele se mantém hidratada por mais tempo e os resultados aparecem de forma mais rápida e visível”, comenta.
👉 A orientação da dermatologista Aline Vieira é que o sérum seja aplicado após a limpeza e antes do hidratante. Dependendo do ativo, ele pode ser usado pela manhã, para proteção antioxidante, ou à noite, para regeneração e tratamento profundo.
