Vitamina C: conheça o segredo para ter o efeito de filtro natural na pele

Vitamina C: conheça o segredo para ter o efeito de filtro natural na pele

Especialistas destacam os benefícios da vitamina C para o skincare e orientam como escolher os cosméticos

Correio do Povo

Vitamina C é um dos ingredientes queridinhos para ter o efeito de filtro natural na pele

publicidade

A pele é o maior órgão do corpo humano e, por isso, está sujeita às intempéries e aos ambientes em que as pessoas transitam. No calor, a pele pede maior hidratação e proteção adequada aos raios ultravioletas, caso contrário, pode ficar ressecada, descamar e queimar.

Além disso, durante os dias mais quentes, pode haver o aumento da produção natural de melanina pelo próprio corpo. Isso pode favorecer a hiperpigmentação e, por consequência, o aparecimento de manchas.

No lado oposto está o frio e o ar seco, que podem machucar a pele não protegida corretamente, seja com queimaduras, vermelhidão, desidratação e aspecto ressecado ou esbranquiçado. Por isso, independentemente da estação, é essencial manter o cuidado com a pele, para que ela esteja sempre saudável e bonita.

Uma pesquisa realizada pela Mordor Intelligence, em dezembro de 2023, apontou que o mercado de beleza e cuidados pessoais no Brasil deve alcançar um crescimento notável nos próximos anos. Isso deve ser impulsionado por alguns pontos, como a busca por produtos que ofereçam soluções mais eficazes (como proteção contra a poluição, por exemplo) e cosméticos com fórmulas inovadoras e sustentáveis.

Nesse contexto, também cresce a busca por cosméticos que melhoram a aparência da pele e a deixam com aspecto dos famosos filtros do Instagram.

“Usamos a tecnologia a nosso favor. Se pregamos que o certo é ‘desembalar menos e descascar mais’ em relação à alimentação, nossa ideia é mostrar que o segredo para uma pele bonita não está em um filtro, mas em um ingrediente natural, que pode vir da cozinha ou do quintal”, conta Glaucia Rotta, Head de Marketing da Raavi Dermocosméticos.

Assim como a Raavi, outras indústrias de cosméticos investem em pesquisas na busca para alcançar melhores resultados com o que a própria natureza oferece. E um dos ingredientes queridinhos para ter esse tão sonhado filtro natural é a vitamina C.

“Desde pequenos aprendemos em casa, com nossas famílias, que tomar suco de limão ou de laranja é bom para evitar a gripe. Na escola, é ensinado que a mágica dessas frutas está no poder antioxidante delas, vindo da vitamina C, presente também em outros alimentos, como acerola, kiwi, morango e tangerina”, lembra o esteticista e enfermeiro Suélio Ribeiro.

“O que estamos fazendo agora é o que deveria ser feito em todas as esferas da indústria cosmética: juntamos a sabedoria antiga com as pesquisas, que provam a teoria, e adicionamos alta tecnologia. E o resultado felizmente pode ser encontrado em um frasquinho com conteúdo de beleza com efeito quase mágico”, diz.

“Aqui na Raavi, criamos uma combinação ideal de ativos especiais para nossa linha de produtos com vitamina C para combater e prevenir os principais sinais da idade, como rugas finas, linhas de expressão e diferenças na pigmentação, deixando a pele com tom e aparência mais uniforme”, relata a gerente.

Veja Também

A vitamina C também traz outros benefícios, como a uniformização do tom da pele e o combate à ação dos radicais livres – os vilões do universo da beleza. Afinal, é por causa deles que acontece o envelhecimento celular precoce, que chega de mansinho, com rugas, linhas finas ou flacidez.

Suélio, porém, ressalta a importância de não tentar fazer o próprio cosmético em casa. “Não é por descobrir que a vitamina C é ótima que dá para pegar o suco de laranja e tentar adaptar uma receita maluca de internet. Na indústria de dermocosméticos, o ácido ascórbico (popularmente conhecido como vitamina C) é isolado e adicionado a outros ingredientes que, juntos, têm sua eficácia expandida e fazem o trabalho de manter a pele linda e lisinha”, indica o esteticista.

5 dicas para escolher o cosmético com vitamina C ideal:

• Não compre um produto pela beleza ou colorido da embalagem: antes, leia o rótulo;

• Tente entender (se preciso for, pesquise) quais ingredientes fazem parte da fórmula;

• Escolha um produto que tenha formulação com produtos naturais;

• Peça ajuda, preferencialmente de um profissional (como dermatologista ou esteticista) antes de adquirir e fazer uso de um novo cosmético;

• Opte por um produto que seja amigo do meio ambiente e da pele, com alta concentração de ingredientes naturais, livres de corantes, petrolatos, parabenos e de ingredientes de origem animal para cuidados estéticos.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895