Azeite de marca gaúcha é reconhecido como um dos melhores do mundo em premiação nos EUA

Azeite de marca gaúcha é reconhecido como um dos melhores do mundo em premiação nos EUA

Azeite Terroir Serrano, do Olivas de Gramado, recebeu medalha de prata no New York International Olive Oil Competition

Camila Souza

Azeite Terroir Serrano 2023 é uma edição limitada de Blend de Campo Multivarietal

publicidade

O azeite Terroir Serrano, do Olivas de Gramado, recebeu medalha Silver Award no concurso New York International Olive Oil Competition, realizado nos Estados Unidos, um dos maiores e mais prestigiados concursos mundiais de azeite de oliva extravirgem. Nesta edição, o concurso contou com a participação de outros 24 azeites brasileiros e mais de 1,2 mil marcas inscritas, de 28 países. 

Os critérios que definem os azeites de oliva extravirgem de altíssima qualidade são amargor, picância, densidade, frutado (verde ou maduro) e notas olfativas primárias e secundárias. As amostras não podem conter nenhum tipo de defeito sensorial. A avaliação dos competidores foi feita por uma equipe de juízes especialistas em análise sensorial com experiência mundial e seguiu um protocolo rigoroso de examinação de cada amostra em uma prova às cegas. 

André Bertolucci, azeitólogo e sócio-proprietário do Olivas de Gramado, classifica a conquista como um grande feito. Ele lembra que no ano passado, o Terroir Serrano entrou para o Flos Olei, na Itália, no mais conceituado catálogo de azeites do mundo, ficando entre os 200 melhores.

“Conseguimos atingir nosso objetivo, ganhando Silver Award, ficando novamente entre os melhores do mundo, provando que hoje fazemos azeite de oliva extravirgem de altíssima qualidade no Brasil, fazendo frente com as escolas clássicas da Itália, Portugal, Espanha e Grécia. Isso nos orgulha muito e nos dá a certeza de estarmos no caminho certo”, diz.

Bertolucci ressalta ainda a importância de todos que participaram dos processos de manejo, colheita e extração, em especial ao mestre lagareiro André Goelzer, da Estância das Oliveiras, onde a produção do Olivas de Gramado é processada.

O Terroir Serrano 2023 é uma edição limitada de Blend de Campo Multivarietal, composto por Arbequina, Picual, Frantoio, Koroneiki, Ascolana e Manzanilla. Ele tem como principais características um frutado médio, amendoado, com amargor e picância equilibrados, contendo notas olfativas verdes e maduras de amêndoas, alcachofra, folhas verdes e flores silvestres.

Versátil quanto às harmonizações, pode ser consumido com massas, risotos, carnes vermelhas, cogumelos e queijos curados. O produto tem versão única de 250ml e está à venda no e-commerce, através do WhatsApp, ou na Boutique do Azeite, que funciona junto ao parque Olivas de Gramado.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895