Há um Século no CP

A evolução das línguas francas

A edição do dia 22 de fevereiro, domingo, edição n. 46, noticiava:

Apesar de se equivocar nas projeções referentes ao percentual de falantes, o "sábio alemão" foi acurado ao antever a relevância do idioma inglês. Os dados mais atuais mostram que a língua britânica é a terceira em número de falantes que a têm como língua-mãe, mas o total de pessoas que utilizam o inglês como segunda língua é quase quatro vezes maior que a segunda colocada (o árabe). Os falantes nativos de chinês ainda são os mais numerosos do planeta. O sábio também acertou na avaliação do espanhol: a língua de Cervantes é hoje a segunda com mais falantes nativos
Apesar de se equivocar nas projeções referentes ao percentual de falantes, o "sábio alemão" foi acurado ao antever a relevância do idioma inglês. Os dados mais atuais mostram que a língua britânica é a terceira em número de falantes que a têm como língua-mãe, mas o total de pessoas que utilizam o inglês como segunda língua é quase quatro vezes maior que a segunda colocada (o árabe). Os falantes nativos de chinês ainda são os mais numerosos do planeta. O sábio também acertou na avaliação do espanhol: a língua de Cervantes é hoje a segunda com mais falantes nativos Foto : CP Memória

“Afirma um sábio alemão que estudou longamente o assunto que, se continuar o atual desenvolvimento, no ano 2000 da era cristã mais de um quarto da população do mundo falará a língua inglesa. Presentemente, o inglês é falado por cerca de 170 milhões de pessoas, o que lhe dá o segundo lugar na catalogação das línguas, batido apenas pelo chinês que, como é sabido, é falado por 420 milhões de indivíduos. Vem em terceiro lugar a língua russa, falada em toda a vastidão do ex-império, nos seus desdobramentos da Ásia e da Europa. Mas nenhum desses dois idiomas tem tanto como o inglês a probabilidade de tornar-se língua universal, devido à dificuldade que envolve aprendê-los e por se acharem circunscritos a determinadas regiões da Terra. De acordo com um estudo comparativo feito com as línguas europeias em 1800 pela mesmo cientista alemão, o inglês ocupava nesse tempo o quinto lugar e era falado apenas por vinte milhões de pessoas, na Inglaterra e na América do Norte. Nessa mesma ocasião, o francês ocupava a dianteira, pois era o meio de comunicação oral de cerca de 31 milhões de almas. O russo e o alemão seguiam-se logo imediatamente com o segundo e terceiro lugares, respectivamente. Nesse tempo mesmo o espanhol, com ilegível] batia o inglês. O lugar seguinte cabia ao italiano, com 15 milhões de pessoas. Hoje esses idiomas ocupam posição inferior à do inglês; o russo está em terceiro lugar, vindo depois o alemão e o espanhol. O francês é falado por mais de 25% da população de 1800 e o italiano dobrou desde então. A língua que, depois do inglês, se propaga mais depressa, afirma o técnico alemão, é o espanhol, por ser falado na maioria dos países da América.”

A questão greco-turca

“Os nossos telegramas trataram sucessivamente do incidente suscitado entre a Grécia e a Turquia por motivo da expulsão, pela ex-Sublime Porta, do patriarca ecumênico da Igreja Ortodoxa, e que foi sustado, nas proporções que parecia atingir, pela irredutibilidade da Grécia em entregar a pendência ao alto arbítrio da Liga das Nações. A questão entre a Turquia e a Grécia é muito simples de resumir. Pelo Tratado de Lausanne, os aliados deram ganho de causa à reivindicação turca da permuta das populações, ficando resolvido que, sob o ‘controle’ da Liga das Nações, os turcos residentes na Grécia passariam para a Turquia e os gregos residentes na Turquia para a Grécia. Era, entretanto, tradicional essa coexistência de raças, que os antigos dominadores maometanos não hostilizavam, apesar de todos os seus trucidamentos. Não havia, então, as concepções modernizadas de nacionalismo, que os dirigentes de Angorá [Ancara, capital da Turquia] absorveram e aplicaram com veemência. O novo regime turco, tendo suprimido o Sultanato e, depois, o Califado, não tem pelas outras tradições o menor respeito. Não procura guardar as tradições de Constantinopla e só trata de fortalecer a nova República na longínqua capital onde se escondeu. Ora, o patriarca ecumênico da Igreja Ortodoxa residia há largos séculos naquela cidade, e os próprios califas achavam outrora que isso dava prestígio à sua cidade. E o novo regime, não compreendendo essas vantagens, expulsou o patriarca, considerando-o como um grego qualquer. Os gregos, que não tiveram nunca simpatia pela permuta de residentes e que dão à estadia do patriarca de sua igreja em Constantinopla seu devido valor, pois decorre de uma condição que remonta à antiga Bizâncio, receberam mal essa expulsão e o protesto, feito através de todos os órgãos de opinião, cresceu de intensidade.”

Voto feminino

“A Câmara dos Comuns rejeitou um pedido que lhe foi apresentado para contar desde 21 anos de idade o direito de voto às mulheres, em vez de 30 anos, como é a lei atualmente.

“[...] A votação foi a seguinte: 220 favor e 153 contra.

“A Câmara dos Comuns continuou a segunda discussão sobre o projeto de lei que reduz para 21 anos de idade a exigência do direito de voto feminino. Essa medida aumentará quatro milhões de votos das mulheres, que ficarão em maioria sobre os homens tanto na Inglaterra como no País de Gales. No entanto, parece que esse projeto está condenado, visto a oposição feita pelo sr. Hicks, que prometeu, em nome do governo, não realizar essa reforma no atual período parlamentar.”

Seca e apagão

“Uma correspondência de S. Paulo para o jornal ‘Vanguarda’, desta capital [Rio de Janeiro], diz que, devido à escassez de energia elétrica, algumas fábricas, não podendo suportar a redução do fornecimento dessa força motriz somente durante cinco horas, terão de fechar. Milhares de operários, cerca de 300.000, com os salários já insuficientes, quase reduzidos à metade, estão em vésperas de ficar sem o pão. Tal situação está preocupando imensamente o povo paulista.

Lage-Besanzoni

“O juiz de direito de Nictheroy vai iniciar o processo criminal a respeito do segundo casamento do sr. Henrique Lage com a contralto Gabriella Besanzoni. Para isso, já pediu cópia autêntica de todo o processo de habilitação dos dois casamentos, certidões e termos de celebração.”

O dia 22 de fevereiro na história

  • 1512 Morre em Sevilha o explorador italiano Amerigo Vespucci, cujo nome batizou a recém descoberta América.
  • 1651 A Enchente de São Pedro, causada por um ciclone, atinge as costas dos Países Baixos e da Alemanha, matando cerca de 15 mil pessoas.
  • 1732 Nasce na Virgínia o Pai Fundador e primeiro presidente americano George Washington.
  • 1788 Nasce em Danzig o filósofo alemão Arthur Schopenhauer.
  • 1819 A Espanha vende o território da Flórida aos EUA por 5 milhões de dólares.
  • 1848 Começa a Revolução de Fevereiro na França: irá levar a Monarquia de Julho ao colapso e instaurar a Segunda República Francesa.
  • 1856 O Partido Republicano dos EUA abre sua primeira convenção nacional em Pittsburgh.
  • 1900 Nasce o cineasta espanhol-mexicano Luis Buñuel.
  • 1913 Morre o linguista, semiólogo e filósofo suíço Ferdinand de Saussure, um dos fundadores da semiótica.
  • 1921 Nasce próxima a Bolonha a atriz italiana Giulietta Masina, celebrizada em filmes de Federico Fellini.
  • 1942 Morre em Petrópolis, Rio de Janeiro, o escritor austríaco Stefan Zweig.
  • 1943 Três membros do grupo intelectual de resistência Rosa Branca são executados na Alemanha nazista.
  • 1944 A aviação americana bombardeia erroneamente quatro cidades holandesas, matando quase mil pessoas.
  • 1949 Nasce em Viena o piloto e empresário austríaco Niki Lauda, tricampeão mundial de Fórmula 1.
  • 1958 Após plebiscito nos dois países, Egito e Síria se unem para formar a República Árabe Unida.
  • 1969 Nasce em Viena o ex-jogador e apresentador dinamarquês Brian Laudrup, campeão com sua seleção da Eurocopa em 1992.
  • 1973 Nasce em São Paulo o ex-jogador Juninho Paulista, campeão com a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2002.
  • 1975 Nasce na Califórnia a atriz e empresária americana Drew Barrymore.
  • 1979 A república insular de Santa Lúcia, no Caribe, obtém a independência da Grã-Bretanha.
  • 1986 Começa a Revolução do Poder Popular nas Filipinas contra a ditadura, a violência do regime e as fraudes eleitorais.
  • 1987 Morre em Nova Iorque o artista e cineasta Andy Warhol, líder do movimento da pop art.
  • 1997 Cientistas britânicos anunciam a clonagem bem-sucedida da ovelha adulta Dolly.
  • 1998 O filme “Central do Brasil” é premiado com o Urso de Ouro no 48º Festival de Cinema de Berlim, na Alemanha; Fernanda Montenegro é premiada como melhor atriz.
  • 2002 O líder rebelde e político angolano Jonas Savimbi é assassinado por militares em emboscada.
  • 2006 Começa a Guerra Civil Iraquiana entre grupos armados sunitas e xiitas.
  • 2011 Dezenas de milhares de pessoas realizam marcha em protesto contra o assassinato de sete vítimas pela polícia e forças armadas durante manifestações anteriores no Bahrein.
  • 2014 O presidente ucraniano Viktor Yanukovich sofre impeachment pelo parlamento por 328 votos a zero.

O dia 23 de fevereiro na história

  • 1455 Data atribuída à publicação da Bíblia de Gutemberg, o primeiro livro impresso em tipos móveis no Ocidente.
  • 1685 Nasce em Halle o compositor barroco germano-britânico George Frideric Handel.
  • 1854 Declarada a independência do Estado Livre de Orange, na atual território da África do Sul.
  • 1883 Nasce em Oldenburg, no Império Alemão, o psiquiatra e filósofo germano-suíço Karl Jaspers.
  • 1886 O químico e inventor americano Charles Martin Hall obtém as primeiras amostras do seu método de produção viável do alumínio.
  • 1898 O escritor francês Émile Zola é preso após publicar a carta pública “J’Accuse…!” denunciando o antissemitismo do governo francês no Caso Dreyfus.
  • 1901 Fundado em São Paulo o centro de pesquisa médica Instituto Butantan.
  • 1903 Cuba cede perpetuamente a baía de Guantánamo aos EUA.
  • 1917 Primeiras manifestações em São Petersburgo, iniciando a Revolução de Fevereiro (primeira das duas revoluções que formam a Revolução Russa).
  • 1938 Nasce no Rio de Janeiro o cantor Wilson Simonal.
  • 1927 Nasce no Recife o sambista Bezerra da Silva.
  • 1941 O químico americano Glenn T. Seaborg produz, isola e identifica pela primeira vez o elemento plutônio.
  • 1943 A Organização Pan Helênica Unida da Juventude é fundada na Grécia como órgão de resistência contra a ocupação do Eixo.
  • 1944 A URSS inicia a deportação forçada de chechenos e inguches do norte do Cáucaso para a Ásia Central.
  • 1947 A Organização Internacional de Normalização (ISO) é fundada em Londres.
  • 1954 A primeira vacinação em massa em crianças contra a poliomielite começa em Pittsburgh, EUA.
  • 1958 O piloto argentino Juan Manuel Fangio é sequestrado por rebeldes ligados à Revolução Cubana às vésperas do GP em Havana; Fangio é libertado no dia seguinte à corrida.
  • 1981 Golpe de Estado fracassa na Espanha: o militar Antonio Tejero e outros 200 oficiais armados mantém os deputados reféns na Câmara por 18 horas; os sediciosos se entregam na manhã seguinte.
  • 1988 Saddam Hussein inicia o genocídio de Anfal contra curdos e assírios do norte do Iraque, matando entre 50 e 100 mil pessoas.
  • 1991 O primeiro-ministro tailandês Chatichai Choonhavan é deposto em golpe de Estado liderado pelo general Sunthorn Kongsompong.
  • 2001 A estação espacial soviética/russa Mir cai no Pacífico Sul ao ser desativada após 15 anos.


* O jornal não circulou na segunda-feira, dia 16 de fevereiro de 1925


** A grafia está atualizada para as normas atuais, à exceção dos nomes próprios

Mais Lidas