Anelise Zanoni

Porto Alegre recebe festival gastronômico com clássicos da Cidade Baixa e do Centro

No evento, 16 bares e restaurantes irão apresentar pratos especiais que destacam dois ingredientes típicos do Rio Grande do Sul: as carnes e os azeites de oliva

16 bares irão participar do Festival Gastronômico e Cultural Clássicos de POA
16 bares irão participar do Festival Gastronômico e Cultural Clássicos de POA Foto : Montagem CP / Divulgação / Matita / Armazém POA / Espaço 512

Dois bairros boêmios de Porto Alegre, o Centro e a Cidade Baixa, se uniram em um movimento para valorizar a gastronomia e a cultura local. O resultado desse encontro é o Festival Gastronômico e Cultural Clássicos de POA, que ocorre de 14 a 26 de outubro.

16 bares e restaurantes apresentam pratos especiais que destacam dois ingredientes típicos do Estado: as carnes e os azeites de oliva. No total, são 22 receitas diferentes, muitas delas destacando a carne suína.

Os dois bairros sempre foram palco de encontros, boemia, cultura e histórias que se cruzam há gerações. Por isso, além dos pratos para o festival, haverá música ao vivo, arte e performances culturais em alguns pontos.

Também será lançada a Rota Turística Clássicos de POA e o Guia Sempre Cidade Baixa Sempre Centro. O roteiro, livre e democrático, convida moradores e visitantes a passear pelas ruas históricas, descobrindo desde restaurantes tradicionais até pubs descolados. O guia turístico digital, disponível a partir do dia 14 em no site oficial do evento, reúne dicas de atrações, gastronomia e hospedagem.

O conjunto de ações faz parte do projeto Sempre Cidade Baixa e Sempre Centro, criado em 2024 para restabelecer os bairros após as enchentes. O movimento deste ano, patrocinado pela Secretaria de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos de Porto Alegre (SMDETE) e Alibem, valoriza a identidade cultural e gastronômica dos bairros e projeta Porto Alegre como destino de experiências únicas.

Veja Também

🌆Sempre Chicago

Vibrante, gastronômica e linda, Chicago prova, mais uma vez, que sabe encantar viajantes do mundo todo. Pela nona vez consecutiva, esse destino foi eleito a Melhor Cidade dos Estados Unidos pelos leitores da Condé Nast Traveler, um feito inédito na história de 30 anos da premiação.

Entre arranha-céus icônicos à beira do Lago Michigan, museus e teatros vibrantes, Chicago é uma cidade que surpreende. Estive por lá em junho deste ano e, sem dúvida, vale colocá-la em um roteiro de viagem!

Parque temático italiano

Caxias do Sul se prepara para ganhar um novo atrativo que promete movimentar o turismo cultural na Serra Gaúcha. A Villa dei Troni, maior parque temático vivo da cultura italiana no Brasil, abre ao público no dia 12 de outubro.

Localizado em Ana Rech, o empreendimento recria o cotidiano dos imigrantes do fim do século XIX em 25 hectares, com mais de 40 construções. O visitante caminha por ruas de pedra, descobre igrejas, casas, cantinas e ofícios que traduzem a vida dos primeiros imigrantes. O projeto nasceu do sonho do empresário Edson Antonio Tomiello, descendente de imigrantes, que quis eternizar a memória dos antepassados. A Villa Dei Troni também prevê espaços para oficinas, gastronomia e roteiros que unem natureza, história e afeto.

🔄Bate-volta

🥧Gastronomia premiada

O Rio Grande do Sul se destacou na área da gastronomia do prêmio Travellers' Choice – "Os Melhores dos Melhores" de 2025. Entre os restaurantes citados pelo prêmio como melhores do Brasil estão: Catherine (6º lugar, Gramado), Osteria Di Lucca (8º lugar, Gramado), Clô (15º lugar, Flores da Cunha) e Restaurante Höppner (17º lugar, Gramado).

🥇Recorde gaúcho

O turismo gaúcho precisa se preparar para a próxima temporada de verão. Entre janeiro e setembro deste ano, mais de 1,3 milhão de estrangeiros ingressaram no Estado. O total representa aumento de 91,9% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Os dados são da Embratur, do Ministério do Turismo e da Polícia Federal e indicam crescimento para os próximos meses. É um bom indicativo para fazer o turismo pensar em ações para reter esses turistas por mais tempo!