Eleições 2024: Campanha chega aos dias finais e desafios estão por vir
Disputa eleitoral chegará ao fim na maioria das cidades no próximo domingo
publicidade
Candidatos majoritários e proporcionais aproveitaram o último fim de semana antes do primeiro turno das eleições, que foi ensolarado, para intensificar o contato com os eleitores em agendas externas.
As eleições municipais deste ano, que novamente foram atípicas, desta vez em função das enchentes, chegam aos dias finais.
Nesta quinta-feira, os programas eleitorais de rádio e TV se despedem, com as veiculações derradeiras. A ferramenta, que vem dividindo atenções com as redes sociais, mostrou que segue sendo estratégica, especialmente considerando as inserções distribuídas ao longo das programações, para acessar o eleitorado.
Veja Também
- Nos bairros, Sebastião Melo e Felipe Camozzato querem “ampliar mobilização” em Porto Alegre
- Em atos na Redenção, Maria do Rosário e Juliana Brizola clamam por “virada” em Porto Alegre
Os dias derradeiros de campanha são ainda mais decisivos para os que disputam cadeiras nos legislativos municipais. Os votos nesses candidatos, em grande parte, são definidos nos instantes finais. Não raro, poucos antes do ingresso nos locais de votação. Neste cenário, os que buscam a reeleição, ou que por algum motivo são as apostas de seus partidos, garantem uma maior exposição e ficam em vantagem em relação aos demais.
Os desafios ao longo das campanhas são muitos, mas se ampliam a partir do veredicto das urnas, quando as promessas precisam ser colocadas em prática e os discursos devem ganhar a realidade.
Prazos para pesquisas e prisões
Essa segunda-feira é o último dia para o registro, junto à Justiça Eleitoral, das pesquisas de intenções de voto cujas publicações ocorrerão no dia das eleições, no horário legalmente permitido.
Outra data importante do calendário eleitoral será nesta terça-feira. A partir de então, e até 8 de outubro, eleitores não poderão ser presos ou detidos, salvo em flagrante delito, ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou por desrespeito a salvo-conduto.
No caso dos candidatos, a regra já está em vigência desde o dia 21 de setembro.
As diferenças
Ao contrário das campanhas majoritárias, as mobilizações envolvendo os candidatos proporcionais em Porto Alegre ganharam força e estão ocupando cada vez mais espaço nas ruas e também as redes sociais e os aplicativos de mensagem. A ação tende ser ainda maior nos próximos dias, quando a maioria dos eleitores define os seus votos.