Porto Alegre: exoneração em massa e rodízio na Câmara de Vereadores
Movimentações no governo municipal e no Legislativo agitam os bastidores
publicidade
*Colaborou Rafael Renkovski
O prefeito Sebastião Melo (MDB) promoverá exonerações em massa. A intenção é garantir o controle detalhado dos cargos ocupados e realizar as novas nomeações a partir do zero e com base nas negociações envolvendo a composição do segundo governo.
Veja Também
- Partido Novo deve ingressar no governo Sebastião Melo em Porto Alegre
- Melo reivindica recursos e espera ampliação do prazo de calamidade
- Votos e trajetória: quem são os vereadores eleitos em Porto Alegre
Ala de integrantes da base articula nomes
Ala de integrantes de partidos da base estão articulando para que o secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer, assuma a Saúde no segundo mandato de Sebastião Melo.
Schirmer, no entanto, precisaria aceitar a empreitada. Parte da motivação para o movimento seriam dificuldades de alguns aliados com o atual secretário da área, Fernando Ritter.
Partidos encaminham rodízio de poder
As negociações envolvendo o revezamento entre partidos na presidência da Câmara de Porto Alegre, na próxima legislatura, movimentam os bastidores. Segundo as negociações até aqui, a vereadora Comandante Nádia (PL) deve assumir o comando da Casa em 2025, primeiro ano da próxima legislatura.
Nos anos seguintes, a presidência, considerando as negociações, deve ser do PSDB, com Moisés Barboza, Republicanos, com José Freitas e, por fim, MDB, respectivamente. Mais uma vez excluídos das negociações, os partidos de esquerda devem reagir.