Expoagro Afubra celebra agricultura familiar

Expoagro Afubra celebra agricultura familiar

Evento em Rio Pardo, que vai de 21 a 24 de março, espera receber 180 mil visitantes e atrela sucesso nos negócios à capacidade de compra dos produtores de tabaco, que representam metade do público e não perderam com a estiagem

Por
Camila Pessôa

Com a ampliação de sua infraestrutura, a 21ª Expoagro Afubra vai contar com mais vagas no estacionamento e uma área de 4 mil metros quadrados para os estandes em que 523 empresas estarão expondo, 49 a mais que no ano passado. O evento, em formato de quatro dias desde 2022, ocorre entre 21 e 24 de março no município de Rio Pardo e é voltado principalmente à agricultura familiar. “A expectativa é de fazer uma grande feira e atingir o público que a gente atingiu nos quatro dias da edição passada, de 180 mil visitantes”, afirma o vice-presidente da entidade organizadora do evento, a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Marco Antonio Dornelles. 

“Em toda a edição o foco é promover a diversificação e o que a gente tem como expectativa para negócios vai depender muito dos produtores de tabaco, porque eles estão no início da comercialização, mas não tiveram problemas de estiagem, então a nossa expectativa é também que os produtores consigam fazer seus investimentos na feira”, acrescenta Dornelles. Segundo ele, 50% dos frequentadores da Expoagro são produtores de tabaco, mas também há presença de produtores de grãos e criadores de gado, por exemplo. “Eu diria que a feira preenche uma necessidade dos agricultores aqui da região, então a gente vai receber excursões também de Santa Catarina e Paraná, mas o grande público mesmo que comparece é do Vale do Rio Pardo”, comenta. 

Os focos da 21ª Expoagro Afubra, assim como no ano passado, vão ser a inovação e a sustentabilidade. Nesse sentido, a organização destaca o Espaço de Inovação do Agro, área de 2 mil metros quadrados, que vai abrigar o Fórum Sul-Brasileiro Verde é Vida; a Mostra Científica Verde é Vida; o Prêmio Afubra/Nimeq de Inovação em Máquinas e Equipamentos Agrícolas (categorias – Inventor, Empresa e de Pesquisa e Desenvolvimento); exposição de Startups; hubs do Agro; arena de Inovação; painéis de inovação do agro: com produtores rurais, universidades, escolas técnicas, entidades de pesquisa e extensão rural, federações, cooperativas, associações e demais entidades ligadas ao agro; desafios coopes; jovem empreendedor rural; mulheres do agro; e gastronomia do agro.

Essa programação também tem a proposta de apresentar soluções para que os pequenos produtores consigam acessar as novas tecnologias de gerenciamento, de geoprocessamento de imagens e de robótica, o que demanda melhoria nos acessos à internet. “Não adianta estar só conectado, o produtor tem que usar as ferramentas, então a gente tem discutido isso muito”, observa Dornelles. 

SDR dará atenção especial à esposição

O titular da Secretário do Desenvolvimento Rural (SDR), Ricardo Santini, antecipou durante a semana que estará presente em Rio Pardo durante toda a os dias da Expoagro Afubra. “A secretaria tem um olhar especial para o volume de negócios que tem ali nas mais diversas áreas. É uma região riquíssima do ponto de vista de constituição econômica. A fumicultura é uma economia fundamental para todos nós. Com relação à questão das agroindústrias familiares, ela é uma feira muito aguardada por todos os expositores”, afirma, ao lembrar que a feira está entre as maiores da América Latina voltadas ao público da agricultura familiar. 

“Vamos estar presentes, eu e o departamento de agroindústria familiar, durante todo o período da feira, dando suporte, acompanhando os expositores, orientando as pessoas que têm interesse em investir nas agroindústrias, que é uma das áreas que a secretaria vai trabalhar nesse novo momento de recriação”, acrescenta Santini. 

De acordo com o secretário, a feira marca, também, a volta da SDR (extinta pelo primeiro governo de Eduardo Leite), e do exercício de seu papel de auxiliar e orientar os pequenos produtores. Santini garantiu a participação da equipe técnica da pasta no suporte à comercialização e à produção das famílias que participam do evento em Rio Pardo.
Ronaldo Santini menciona também que o decreto que normatiza as áreas de atuação da secretaria deve ser publicado em breve. “O olhar da secretaria tem um objetivo de atender justamente o público da agricultura familiar, que representa 85% dos estabelecimentos agrícolas do Estado”, afirma. “Nós estamos muito estimulados quanto ao papel que a SDR vai exercer, especialmente no que diz respeito ao desenvolvimento, afinal ela é a Secretaria do Desenvolvimento Rural, ela não é uma secretaria que vai trabalhar com a grande política das commodities ou as negociações de importação e exportação, mais sim vai estimular as pequenas propriedades a promoverem a sucessão familiar e agregarem renda na produção”, finaliza.

Recorde de agroindústrias 

A Expoagro Afubra de 2023 terá entre os dias 21 e 24 de março, em Rio Pardo, o maior número de expositores de sua história no pavilhão que hospeda a Feira de Agricultura FamiliarNesta edição, 247 empreendimentos estarão comercializando seus produtos em 216 estande. De acordo com o coordenador de exposições e feiras da Fetag, Jocimar Rabaioli, 299 empreendimentos se inscreveram, mas não foi possível contemplar todos. Rabaioli explica que a feira de agricultura familiar da Expoagro Afubra tem características diferentes, com público diário mais intenso que outras exposições, mesmo a Expodireto ou a Expointer. Por esta razão, ele aposta que o evento vai superar o faturamento do ano passado, de R$ 1,49 milhão, quando abrigou 193 expositores. "Como temos mais produtores e a feira tem mais um dia, acredito que vamos ir além da marca do ano passado", comenta. Além dos tradicionais pães, cucas, doces, bebidas e embutidos, a Expoagro traz novos produtos e 75 empreendimentos que participam pela primeira vez. Uma das novidades vem da Dorf Produtos Lácteos Tradicionais, de Teutônia, que dentre seus queijos apresenta uma variedade saborizada com lavanda. 

Lançamentos e assistência técnica

EMATER
Pelo menos 80% do público atendido pela Emater/RS-Ascar é de agricultores familiares. Por esta razão, a presença da associação na Expoagro Afubra tem caráter especial. Neste ano, a Emater expõe no Parque Rincão Del Rey, em Rio Pardo, orientações sobre apicultura, artesanato rural, agroindustrialização, floricultura, bovinocultura de leite, fruticultura, olericultura, conservação de solos e pecuária familiar, entre outras abordagens.

Em suas oficinas diárias da Cozinha Show, as extensionistas vão trabalhar na edição deste ano em conjunto com as parcelas de erva-mate e apicultura, demonstrando produtos com base na folha e no mel, como óleos, cremes, essências e seus benefícios para a saúde familiar. Também será dado ênfase ao tratamento do solo, especialmente quanto à necessidade de permanente cobertura para mitigar perdas de água, evitar a erosão e não comprometer a produção vegetativa. Na parcela específica será possível ver, em trincheiras, o comportamento radicular de leguminosas e gramíneas e de grãos como soja e milho.

EMBRAPA
Participam da Expoagro Afubra sete unidades da Embrapa. Quatro são do Rio Grande do Sul: Clima Temperado, Uva e Vinho, Pecuária Sul e Trigo. As unidades vão apresentar desenvolvimento de pesquisas em agroenergia, avicultura colonial, forrageiras e Integração Lavoura-Pecuária, produção leiteira, fruticultura, conservação do solo, hortaliças e segurança alimentar. No segmento de hortaliças, muito forte entre agricultores familiar, a Embrapa apresentará cultivares de morango, de batata- doce para mesa e industrialização, de mandioca, de cebola e de feijões de alta produtividade.

ARROZ
No espaço destinado ao Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), o instituto vai lançar a cultivar IRGA 426 CL. A autarquia ainda passará aos visitantes nova recomendação sobre adubação do arroz e sobre a ampliação do cultivo da soja em áreas de várzea.

Programação

21 de março

9h – Solenidade de Abertura 
Local: Espaço de Inovação do Agro

11h – Abertura do Pavilhão da Agricultura Familiar Local: Pavilhão das Agroindústrias Familiares

13h - Gastronomia do Agro
Oficinas sobre o uso e manejo do Chimarrão
Coordenação: Escola do Chimarrão
Local: Espaço de Inovação do Agro - Estandes dos Parceiros do Agro

13h- Ações do Agro nos Ecossistemas Regionais de Inovação do INOVA RS
Tema relacionado às principais ações voltadas ao setor do agro nos Ecossistemas Regionais de Inovação.
Coordenação: Inova RS - Unisc
Local: Espaço de Inovação do Agro - Arena 1

13h- Painéis de Inovação do Agro
Cases de produtores inovadores, direcionadas aos jovens do campo
Coordenação: STR – Sicredi – Sebrae
Local: Espaço de Inovação do Agro- Arena 2


22 de março

8h – Dia do Arroz

Dia de Campo Regional 2023 do IRGA Região Central

Realização: IRGA
Local: Setor do Arroz

10h e 13h - Gastronomia do Agro
Oficinas de gastronomia com produtos do Agro
Coordenação: Senac.RS
Local: Espaço de Inovação do Agro 

10h e 13h - Gastronomia do Agro
Oficinas sobre o uso e manejo do Chimarrão
Coordenação: Escola do Chimarrão
Local: Espaço de Inovação do Agro - Estandes dos Parceiros do Agro

10h e 13h- Fórum Sul-Brasileiro de Educação Rural
O evento reunirá Secretárias de Educação e professores de municípios e escolas parceiras do Verde é Vida nos três estados do Sul do Brasil para discutir a Educação Rural a nível local e regional.
Coordenação: Afubra
Local: Espaço de Inovação do Agro - Arena 2

10h - Fórum ESG / Créditos de Carbono
Temas relacionados a ESG / Créditos de Carbono
Coordenação: Sebrae - Sicredi
Local: Espaço de Inovação do Agro - Arena 1

13h- Painéis de Inovação do Agro
Cases de produtores inovadores, direcionadas às mulheres rurais
Coordenação: STR – Sicredi - Sebrae
Local: Espaço de Inovação do Agro- Arena 1

14h – 7° Fórum de Diversificação de Atividades de Produção Rural
Tema: Modelos Cooperativos na Agricultura Familiar de Alimentos
Coordenação: COREDE/VRP - Afubra
Local: Auditório Central

23 de março

1ª Exposição de Cavalo Campeiro 
8h: Prova Morfológica
14h: Prova Funcional
17h: Prova de Marcha
Jurado: Thiago Rodio 
Inspetor Técnico: Dr. João Ricardo Souza 
Realização: Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Campeiro – ABRACCC
Local: Pavilhão dos animais 

10h às 12h - Gestão Feminina do Agro
Ciclo de palestras, divulgação do Projeto Eu Mulher Agro (EMA) e relatos de empreendedoras rurais.
Coordenação: Foco Empreendedor
Local: Espaço de Inovação do Agro - Arena 1

10h às 12h - Instalação da Frente Parlamentar Agropecuária Gaúcha
Coordenação: Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul
Local: Auditório Central

10h e 13h - Rodada de Inovação Aberta – Pitch Day das Startups
O Startup Lab é um programa do governo do Rio Grande do Sul que visa aproximar empresas interessadas em práticas de inovação aberta a startups. Entidades e empresas-âncoras participantes na rodada: Afubra, SindiTabaco, Alliance One, BAT Brasil, JTI - Japan Tobacco International e PMI - Philip Morris International.
Coordenação: Startup Lab Região dos Vales
Local: Espaço de Inovação do Agro - Arena 2

10h e 13h - Gastronomia do Agro
Oficinas de gastronomia com produtos do Agro
Coordenação: Senac.RS
Local: Espaço de Inovação do Agro 

24 de março

8h30min - 14º Seminário Regional de Turismo Rural Palestra: Território Rural Inteligente: Turismo Rural Estratégico Moderno e Responsável
Palestrante: Pesquisadora Andreia Maria Roque
Realização: Aturvarp, Afubra, Emater/RS-Ascar, Senar e Sicredi
Local: Auditório Central 

8h às 17h – 2ª Exposição Morfológica de Cavalos Crioulos
Técnico responsável: Alexandre Pons Suñe
Jurado: Carlos Marques Gonçalves Neto

17h15– Entrega da premiação
Realização: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Rio Pardo, Pantano Grande e Santa Cruz do Sul – NCCC
Local: Pavilhão dos animais 

10h e 13h - Gastronomia do Agro
Oficinas de gastronomia com produtos do Agro
Coordenação: Senac/RS
Local: Espaço de Inovação do Agro

10h e 13h - Gastronomia do Agro
Oficinas sobre o uso e manejo do Chimarrão
Coordenação: Escola do Chimarrão
Local: Espaço de Inovação do Agro - Estandes dos Parceiros do Agro

10h e 13h - Fórum Sul-Brasileiro de Grupos Ambientais
O evento reunirá professores e alunos dos Grupos Ambientais das escolas parceiras do Verde é Vida nos três estados do Sul do Brasil para discutir as ações dos Grupos Ambientais e suas escolas e comunidade.
Coordenação: Afubra
Local: Espaço de Inovação do Agro - Arena 1

10h - Unidade Embrapii InovAgro: Oportunidades e Inovações Tecnológicas na Agricultura. 
Tema relacionado à oportunidades e incentivos para projetos de inovação com vista ao modelo de financiamento Embrapii.
Coordenação: Inova RS - Unisc
Local: Espaço de Inovação do Agro - Arena 2

12h – Premiação do Concurso de Inovação Tecnológica em Máquinas Agrícolas para Agricultura Familiar – Afubra/Nimeq
Categoria: Empresa/Inventor/Pesquisa e Desenvolvimento
Realização: Núcleo de Inovação em Máquinas e Equipamentos Agrícolas da Universidade Federal de Pelotas (Nimeq/Ufpel), Afubra, Unisc
Local: Espaço da Inovação do Agro - Arena 1

13h - Pitch Day Incubadora Tecnológica da Unisc e o Laboratório vivo da Região dos Vales, o Living Vales Momento dedicado à apresentação das startups da Incubadora Tecnológica da Unisc, exibindo cases de empreendimentos em diferentes fases da trajetória (validação, estruturação e tração), e do Living Vales, o laboratório vivo dos Vales.
Coordenação: Tecnounisc
Local: Espaço de Inovação do Agro - Arena 2

13h- Fórum Sul-Brasileiro de Grupos Ambientais
Coordenação: Afubra
Local: Espaço de Inovação do Agro- Arena 1

14h- Fórum Florestal Regional do Vale do Rio Pardo Realização: Afubra
Local: Auditório Central
Painelistas: Mario Sant’Anna Jr. / Sócio-proprietário da MPR3 Consultoria
Rafael Ferreira - Consultor Florestal ENGEF
Eng. Agr. Fabricio Ribeiro Azolin - Secretária da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação / SEAPI 
Jackson Freitas Brilhante de São José - Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária – DDPA/SEAPI
Junior Haas - Madeireira Haas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895