Após muita polêmica com os homens do apito nas últimas rodadas, a CBF decidiu escalar o árbitro Wilton Pereira Sampaio para o duelo entre o líder Palmeiras e o vice Flamengo, neste domingo, às 16h. A partida tem caráter decisivo, já que as duas equipes brigam pelo título e uma vitória dos cariocas deixa ambos com a mesma pontuação.
De acordo com o site Transfermarkt, em partidas do Flamengo com Wilton Pereira no comando foram 27 vitórias, 10 empates e 10 derrotas (64,5% de aproveitamento). Já com o Palmeiras são 21 vitórias, 14 empates e 16 derrotas (50,3%). A escolha não agradou aos torcedores palmeirenses. Assim que saiu a confirmação da escolha, muitos mostraram revolta nas redes sociais e reclamaram da escolha do 'maior árbitro caseiro' do Brasil.
Sampaio costuma ser rigoroso em duelos do alviverde. Foram 10 expulsões de atletas do clube, diante de somente um do oponente. Foi ele quem não validou o pênalti para o Grêmio, em lance claro contra o Corinthians em 2023 e foi convocado para audiência pública no Senado. Também foi ele quem apitou a vitória corintiana no dérbi contra o Palmeiras, por 1 a 0, na Neo Química Arena, pelas oitavas da Copa do Brasil, jogo no qual os visitantes reclamaram bastante de gol anulado de Maurício.